Parceria entre Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura garante mais de R$ 65 milhões em projetos

IFPB participa das ações por meio da viabilização de curso técnico em Produção Cultural e manutenção do Programa Birôs Criativos

Solenidade Reitora Cultura.jpg

O IFPB participou, na última sexta-feira (23), da cerimônia de lançamento de editais culturais resultantes da parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura. O evento aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, e contou com a participação da ministra Margareth Menezes; do governador João Azevêdo; da reitora Mary Roberta Marinho; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista; e do secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos.

A parceria garante mais de R$ 65 milhões investidos em projetos. Como parte das ações, o IFPB irá viabilizar o Curso Técnico em Produção Cultural para Gestores de Quadrilhas Juninas e ainda prosseguir com a manutenção do Programa Birôs Criativos. “Essa é uma continuidade de vários momentos em que o IFPB tem participado junto ao Ministério da Cultura e ao Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura. Aqui nós assinamos a continuidade de projetos, como o dos Birôs Criativos, além de consolidar, junto ao ministério, a implementação do curso de formação de quadrilheiros. Então esse é um trabalho que envolve a nossa Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Funetec, que além de ser o nosso grande executor de projetos, também tem esse braço na área de cultura. O IFPB está inserido nas comunidades, nos territórios, promovendo a cultura paraibana”, destacou a reitora Mary Roberta.

A pró-reitora Josi Batista também enalteceu a parceria entre a Secult e o IFPB. “Nos vários territórios em que existem campi do IFPB, a gente já vem fazendo um trabalho com os grupos e coletivos culturais, valorizando a cultura e possibilitando uma aproximação maior. Então essa aproximação é de extrema relevância para o fortalecimento, a valorização e o estímulo à cultura. Essa parceria com a Secult veio para somar, no intuito do fortalecimento da cultura nos territórios paraibanos”.

Além das ações junto ao IFPB, foram assinados editais garantindo diversos projetos que envolvem a cultura paraibana como a implantação de sete Centros de Educação Unificado da Cultura (CEU), criação do Centro de Referência do Hip Hop paraibano e a implantação do Sistema Estadual dos Museus.

O secretário Pedro Santos destacou os resultados dos investimentos anunciados na solenidade. "Uma parte do que foi apresentado são os editais, é o que está na ponta, que vai fomentar a quadrilha junina, o bloco carnavalesco, o grupo de teatro e dança. Quero dizer também que nós estamos pensando a cultura de maneira estruturante, com ações que deixem legado para esse segmento”.
"Nós entendemos que a cultura, além de ser importante para contar nossa história, fortalecer a nossa identidade, é um segmento econômico, que precisa ser visto como gerador de emprego e renda. Muitas pessoas dependem desse segmento”, afirmou João Azevêdo.

A ministra Margareth Menezes também ressaltou a importância dos investimentos para fortalecer a cultura na Paraíba. "É com muita alegria que eu estou aqui para trazer essas boas novas para a cultura, não apenas na condição de ministra — eu sou também uma trabalhadora da cultura, no próximo ano serão 40 anos de carreira. Todas essas ações vão fortalecer a economia criativa, porque a cultura também passou a ser vista na sua dimensão econômica”.

* Verônica Rufino (Proexc-IFPB), com informações da Secult-PB.