SECADI/MEC e IFPB lançam curso sobre Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos

O Curso está disponível na Plataforma de Formação Mais Professores

Curso de formação de professores da eja.jpg

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), realizou o lançamento e a aula Magna do curso Integração Curricular da Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos: Construção Conjunta de Saberes sobre Economia Solidária na EJA. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (15), às 18h00, de forma virtual e transmitida por meio do canal do Projeto EcoaEJA no YouTube.

A aula Magna foi ministrada pelo professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Guilherme Brandt.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA – ProfEJA, desenvolvido no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, e tem como objetivo apoiar profissionais da educação da EJA das redes públicas de ensino na construção de currículos que possibilitem a elevação da escolaridade aliada à capacitação profissional. O curso é o primeiro do IFPB a ser ofertado na Plataforma de Formação Mais Professores. Os interessados podem realizar a inscrição por meio do link disponibilizado.

Durante a cerimônia, Josiane Roberta Klebis, representando a Rede IF Ecosol, destacou a simbologia da data de lançamento da formação em Economia Solidária, celebrada em 15 de dezembro, Dia da Economia Solidária. Ela ressaltou que o curso fortalecerá a formação de jovens e adultos, resultando em uma política pública que impulsiona a formação da classe trabalhadora e popular, promovendo um processo formativo emancipatório, comprometido com a inserção no mundo do trabalho, bem como com a geração de emprego e renda.

A diretora de Política de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Ana Lúcia Sanches, cogitou a possibilidade de novas parcerias entre a SECADI e o IFPB. Para ela, os Institutos Federais têm o grande desafio de reconhecer a EJA como trabalho prioritário. “Estamos em processo de mobilização para que todos os territórios sejam ofertantes da EJA, com muita qualidade nessa oferta”, destacou.

O diretor da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES), Sérgio Godói, enfatizou a geração de renda como forma de construção do mundo. Segundo ele, a união entre educação e alfabetização possui uma potência muito grande, fundamental para a democratização do país.

Para a coordenadora do curso, Wiliane Viriato Rolim, o lançamento foi um momento de grande emoção. Ela agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para a consolidação do curso, destacando especialmente a participação do técnico em audiovisual Humberto Borges, em nome de quem estendeu o agradecimento a toda a equipe local, bem como às instituições e parceiros que estiveram presentes ao longo de toda a trajetória.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista, ressaltou o empenho de toda a equipe envolvida na produção do curso, destacando a qualidade das equipes de produção audiovisual, pedagógica e docente. “Tudo conspirou em favor deste produto que está sendo lançado hoje”, reforçou.

O curso Integração Curricular da Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos: Construção Conjunta de Saberes sobre Economia Solidária na EJA possui carga horária de 60 horas, distribuídas em seis módulos autoinstrucionais, é voltado a professores da EJA e busca promover a compreensão da Economia Solidária como uma alternativa ética, cidadã e emancipadora de inserção no mundo do trabalho. Fundamentado nos princípios da educação popular e na concepção do trabalho como princípio educativo, o curso estimula a reflexão crítica e o diálogo entre teoria e prática, articulando saberes científicos e populares. Por meio de recursos multimídia e atividades interativas, os participantes são convidados a reconhecer a economia solidária como prática pedagógica e como caminho de transformação social.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB