Ministro da Educação Camilo Santana visita obra da nova reitoria do IFPB

Espaço vai congregar setores administrativos que estão distribuídos em três unidades

Ministro na nova sede da reitoria

O Ministro da Educação, Camilo Santana, visitou na tarde desta segunda-feira (15) o prédio da nova sede da reitoria do Instituto Federal da Paraíba que está em fase de conclusão. O Ministro veio acompanhado do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli.

Camilo Santana foi recepcionado pela Reitora Mary Roberta e por uma equipe de Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos do IFPB. O Ministro percorreu os vários ambientes do novo prédio da reitoria situado no bairro de Mangabeira (antigo Caic) composto por um bloco administrativo com três pavimentos que abriga vários ambientes, entre salas, gabinetes e setores técnicos. A obra contempla ainda um amplo estacionamento com vagas para veículos de passeio, motos, micro-ônibus e ônibus.

O Secretário da Setec/MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou o caráter simbólico do empreendimento para a Paraíba. Segundo ele, a ampliação da estrutura física representa também a expansão da oferta de serviços destinados ao atendimento de estudantes e servidores do IFPB, além de proporcionar melhores condições de trabalho e ambiência institucional, favorecendo a plena expressão do potencial dos servidores.

“Esta obra representa um olhar especial do governo com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento do presidente Lula, como também da bancada federal paraibana. Este novo prédio reunirá todos os setores da Reitoria, atualmente distribuidos em três prédios, gerando otimização de recursos e organização administrativa” disse a reitora Mary Roberta que espera que o prédio seja entregue até março de 2026.

O terreno destinado à construção possui área total de 16.315,41 m², com 8.709,63 m² de área construída. O investimento para a implantação da nova sede foi de mais de R$ 25 milhões de reais. A nova sede possui rampas de acessibilidade, elevador, escadas, além de iluminação e ventilação naturais.

Durante a visita o ministro Camilo Santana destacou a expansão do Instituto Federal na Paraíba que ganhou quatro novos campi, Mamanguape, Queimadas, Alagoa Grande e Sapé, passando para 25 unidades. Segundo o ministro, a ampliação reforça o compromisso do presidente Lula com a educação superior. ” Nos últimos três anos, conseguimos recompor o orçamento, foram seis anos sem reajuste salarial e concurso público.” Camilo Santana acrescentou ainda que o Governo Federal irá autorizar novos cargos e funções para os Institutos Federais, com o objetivo de fortalecer e modernizar a gestão das instituições.

Representantes do Polo de Inovação e do Laboratório Assert do IFPB aproveitaram a visita para compartilhar com o representante da Setec a conquista do 2º lugar do Prêmio Embrapii 2025, através do projeto Smart Break Baru. O projeto criou um mecanismo automático para a quebra do fruto do baru, um fruto típico do cerrado.

Ao final da solenidade o Ministro da Educação Camilo Santana e o Secretário da Setec Marcelo Bregagnoli fizeram o plantio simbólico de mudas de ipê na área do estacionamento da nova sede da reitoria do IFPB.

Nesta terça-feira (16) pela manhã o Ministro da Educação encerra sua agenda de compromissos numa solenidade no Centro de Convenções de João Pessoa com a entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil. O documento dá acesso aos docentes a vários benefícios culturais, comerciais e de lazer.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM