Ministro Camilo Santana entrega Carteira Nacional Docente do Brasil em João Pessoa
Solenidade contou com a presença da reitora do IFPB, Mary Roberta, de diretores e professores do Instituto
O Ministério da Educação (MEC) entregou nesta terça-feira, 16, a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) a mais de 1,3 mil professores na Paraíba. O ministro da Educação, Camilo Santana, a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, e o governador do estado, João Azevedo, participaram da solenidade.
Realizado em João Pessoa, o evento marcou também a entrega de 76 ônibus escolares para os municípios paraibanos, como parte do Programa Caminhos da Escola, além de vale-computador para professores.
A cerimônia, iniciada no meio da manhã e finalizada por volta das 14h, ocorreu no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. O encontro reuniu prefeitos, gestores escolares e docentes. Na oportunidade, cem professores também receberam vouchers, no valor de R$ 3 mil, para a aquisição de computadores. As iniciativas do MEC integram as ações do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo governo federal em janeiro de 2025.
Na solenidade, o ministro Camilo Santana destacou as ações realizadas pelo governo federal na área da educação. "O que nós queremos é que a escola pública seja a melhor escola para dar oportunidade aos nossos jovens nesse país, e é isso que a gente tem feito aqui, em parceria com o presidente Lula e o governador João Azevedo". Ele também ressaltou que, "em um país que se preze, o professor tem que ser a profissão mais importante de uma nação".
Somente na Paraíba, entre outras iniciativas, o MEC registra 113,mil estudantes beneficiados pelo programa Pé de Meia em 2025; 34,2 mil matrículas declaradas nos dois ciclos (2023/2024 e 2024/2025) do programa Escola em Tempo Integral; 3 mil cantinhos de leitura desde 2023 e 271 articuladores de alfabetização, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Nas instituições federais de ensino superior, são 17 municípios paraibanos beneficiados com recursos do Novo PAC. No IFPB, além de quatro novos campi, em Alagoa Grande, Mamanguape, Queimadas e Sapé, há obras em diversas unidades, como estruturas acadêmicas e administrativas, bibliotecas, restaurantes estudantis e urbanização.
Professores do IFPB recebem documento das mãos do ministro
Três docentes do IFPB representaram a categoria na solenidade: o professor e diretor-geral Abimael de Oliveira Silva (campus Monteiro); a professora Gelda Carla da Silva Marques (campus Santa Rita); e o professor Paulo Tavares Muniz Filho (campus Itabaiana). Eles participaram da solenidade no palco e receberam as carteiras das mãos do ministro Camilo Santana, acompanhado da reitora Mary Roberta.
"Eu me senti bastante honrado em poder representar o IFPB, instituição que integro há quase 15 anos e tenho enorme apreço”, afirmou Abimael Silva. Ele acrescentou que a CNDB é “uma importante ação, dentre muitas outras adotadas pelo governo do presidente Lula, para valorizar os docentes do Brasil”.
A entrega das 1.360 unidades foi realizada de forma simbólica, pois representa apenas parte do total de documentos que serão emitidos para os professores do estado. Atualmente, cerca de 50,8 mil professores na Paraíba são elegíveis à CNDB e 1,8 mil docentes ao vale-computador.
A solenidade em João Pessoa contou ainda com a presença da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David; e do pró-reitor de Ensino do IFPB, Neilor César, entre outras autoridades. No início da cerimônia, foi exibido um vídeo do MEC, destacando professores locais, incluindo a participação das professoras do IFPB Alexsandra Cristina Chaves e Sinthya Pinheiro Costa, e do professor Andre Fellipe Cavalcante Silva.
SAIBA MAIS - Têm direito à Carteira Nacional Docente: professores das redes municipais, estaduais e federal de educação básica e superior, pública ou privada, que estão em exercício. Após a primeira etapa, os docentes aposentados também terão acesso ao documento. No IFPB, conforme dados da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas do IFPB, existem no momento 1.875 docentes, sendo 295 aposentados, 1.386 ativos e 212 substitutos.
Por Angélica Lúcio - DGCOM/IFPB




