IFPB marca presença na inauguração do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação e reforça parcerias
Novo espaço deve impulsionar o Ecossistema de Inovação do estado e ajudar a revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participou da inauguração do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), realizada na quinta-feira (18) em João Pessoa. O espaço foi entregue pelo governador João Azevêdo e representa um investimento superior a R$ 32 milhões.
O professor Ademar Gonçalves, líder de implantação do Parque Científico e Tecnológico Sinergia, representou a Reitoria do IFPB no evento, destacando a integração das unidades de tecnologia da instituição. A participação reforça o papel do Instituto no ecossistema de inovação local, unindo os esforços do Polo de Inovação, da Agência NEO e do Parque Sinergia.
Para ele, a inauguração do PTHI representa novas possibilidades para a Rede Federal e para o desenvolvimento regional.
“A entrega do Parque Horizontes de Inovação é um momento histórico que simboliza a união entre a preservação do nosso patrimônio e a visão de futuro. Para o IFPB e para o Parque Sinergia, este não é apenas um novo prédio, mas um parceiro estratégico”, disse.
A expectativa, acrescenta o professor Ademar Gonçalves, é de colaboração intensa entre o IFPB e o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, por meio do desenvolvimento de projetos em parceria e fortalecimento da união dos diversos atores da inovação no estado. “Juntos, academia, governo, mercado e sociedade têm agora um ambiente propício para transformar ideias em soluções reais para a sociedade”, ressaltou.
Além do representante da Reitoria, a comitiva do IFPB contou com a presença do diretor do Polo de Inovação, Erick Augusto Melo; da diretora de Extensão Tecnológica, Alexsandra Cristina Chaves; do assessor de Inovação e Empreendedorismo; Ramiro Pinto; e do representante do IFPB no Farol Digital, Jaildo Pequeno, além de diversos professores da instituição que participaram do momento.
Parque ocupa área acima de 3.500 m²
Localizado no Centro Histórico de João Pessoa, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, o novo Parque Tecnológico ocupa uma área de mais de 3.500 m² e foi projetado para funcionar como um hub de inovação. A estrutura conta com espaços para incubadoras, startups, coworking, laboratório maker e um auditório.
O governador João Azevêdo ressaltou que o local une passado e futuro, abrigando desde jovens empreendedores até órgãos do estado, como a Secretaria de Ciência e Tecnologia.
“Esse equipamento em breve estará cheio de jovens trabalhando em suas startups, pesquisando e inovando. Nós apoiamos a tecnologia em todo o seu ecossistema e agora temos uma sede extraordinária, pronta para receber novas empresas”, afirmou.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, anunciou que um edital para o chamamento de startups interessadas em ocupar o espaço será publicado em janeiro.
“O ecossistema clamava por uma sede que abrigasse as empresas e complementasse o trabalho de outros parques tecnológicos. Essas iniciativas contribuíram para o fortalecimento de novos empreendimentos, impulsionando a economia paraibana”.
DGCOM/IFPB - Com informações do Ecossistema de Inovação do IFPB. Edição: Angélica Lúcio

