Codir discute sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano

Reunião ocorreu nesta terça-feira (06)

Reunião Colégio de Dirigentes

Reunião Colégio de Dirigentes

O Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou, na manhã desta terça-feira (06), uma reunião extraordinária para discutir o Projeto de Lei nº 01/2026, que dispõe sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano. A proposta foi encaminhada à Câmara dos Deputados na última sexta-feira (02).

A Reitoria do IFPB emitiu nota oficial sobre a temática. Confira aqui.

Durante a reunião, os dirigentes apresentaram reflexões e destacaram pontos que deverão ser considerados caso a criação da nova instituição seja efetivada, especialmente no que diz respeito à transição administrativa, à estruturação do novo instituto e à preservação dos direitos da comunidade acadêmica.

A reitora Mary Roberta defendeu a abertura de canais de comunicação com a comunidade interna, parlamentares e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A gestora também propôs a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para realizar uma análise técnica do processo de transição para a nova instituição.

O GT será presidido pelo Diretor de Planejamento, Anderson Silva, e contará com a participação da reitora, gestores da Reitoria e diretores dos campi localizados no sertão paraibano. O grupo terá como objetivo desenvolver uma análise técnica e apresentar proposições que subsidiem o processo de criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano, assegurando a continuidade das atividades institucionais e a preservação dos direitos da comunidade acadêmica.

Entre os pontos levantados durante a reunião, destacaram-se a necessidade de garantir a mobilidade dos servidores que atuam no sertão e a plena estruturação administrativa e acadêmica do novo instituto.

Diante da complexidade do processo e do caráter pioneiro do redimensionamento institucional na Rede Federal, o Grupo de Trabalho deverá propor um modelo de transição que garanta a participação da comunidade acadêmica.

Reunião em formato virtual com os membros do Codir

Escuta e diálogo com a comunidade

Para a diretora do Campus Princesa Isabel, Jordânia Lucena, a criação do GT demonstra o compromisso da gestão com a responsabilidade institucional. Segundo a diretora, a iniciativa reafirma o cuidado com a preservação dos direitos dos servidores e com a continuidade das atividades institucionais, reconhecendo que o momento exige atenção, diálogo e transparência. Jordânia destacou ainda que a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano representa um marco estratégico para o fortalecimento territorial e para a ampliação das políticas públicas de educação de qualidade no sertão da Paraíba.

O diretor do Campus Sousa, Chico Nogueira, ressaltou que a criação de mecanismos de escuta e participação da comunidade acadêmica contribuirá para a transparência do processo. Segundo ele, a proposta é construir uma metodologia que possibilite o diálogo com servidores, estudantes e demais segmentos, bem como com os parlamentares envolvidos, assegurando que a implementação, caso o projeto seja aprovado, ocorra de forma participativa e articulada com o Poder Executivo.

Já o diretor do Campus Patos, Ronaldo de Lima, avaliou positivamente a tramitação do Projeto de Lei e destacou a importância de um diagnóstico institucional que contemple os aspectos administrativos e legais do processo. Para o gestor, o trabalho do GT deverá considerar, de forma prioritária, os direitos dos servidores e as demandas relacionadas à mobilidade funcional.

O Grupo de Trabalho terá o prazo inicial de 30 dias para concluir suas atividades, podendo haver prorrogação.