3 º Desafio de História da Paraíba reúne mais de 2 mil alunos
Projeto do IFPB premiou os melhores estudantes do ensino fundamental e médio de escolas da PB
Refletir sobre a história da Paraíba, compreender suas origens, a identidade dos seus povos e contribuir para a quebra de antigos estereótipos foram os objetivos do 3º Desafio de História da Paraíba, realizado pelo IFPB. O projeto entrou em sua fase final premiando os melhores estudantes neste dia 06 e 07 em Campina Grande.
Durante quase três meses, mais de 2.400 alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o estado puderam mergulhar em aspectos sociais e culturais como música, cinema, artesanato, raízes indígenas e quilombolas, oferecendo um processo de aprendizagem diferenciado e significativo.
“Ver alunos do ensino fundamental e médio, das redes públicas e privadas do Estado debatendo questões sobre as mais variadas temáticas, nos trouxe a sensação de que estamos no caminho certo, para que, em breve , História da Paraíba seja uma disciplina presente nos currículos escolares de nosso Estado”, disse o professor Glayds Veiga, idealizador do projeto. O professor conta ainda que os textos propostos nas provas tinham referências a personalidades paraibanas e fizeram com que os estudantes se identificassem não apenas em aspectos históricos como também culturais.
A estudante do 3º ano do Colégio da Polícia Militar, Maria Luiza Soares, se deslocou da capital para a cidade de Campina Grande para participar do Desafio, conquistando a medalha de prata. “Foi uma experiência única, uma oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre a história do meu estado e representar a minha escola com dedicação. A alegria foi ainda maior ao conquistar a medalha de prata”, disse Luiza. Sobre o aprendizado adquirido, ela conta que desenvolveu habilidades de trabalho em equipe e compartilhou aprendizados com as colegas Rayca Xavier, Beatriz Silva e com a professora e mentora Maria do Socorro França. “Sem dúvidas participar desta terceira edição valeu muito a pena. Recomendo a todos os estudantes que aproveitem as próximas oportunidades e vivenciem essa experiência enriquecedora”, pontuou.
O estudante Johann Barros Brito, do 1º ano do Curso Técnico em Informática do Campus Campina Grande, elogiou a iniciativa do evento e comentou sobre o que aprendeu:
“A parte que eu mais gostei foi aprender mais sobre a real história do nosso estado, e sobre o que realmente significa ser paraibano. Aprendemos, não o que a historiografia ensina ao transformar o estado em um estereótipo reduzido a seca, a fome, a imigração e a pobreza, mas sim a verdade: uma região forte e resistente, com uma cultura rica e multifacetada, além de ser cheia de pessoas inteligentissimas, como o nosso grande professor Glayds”
A estudante Adrielly Lima, do curso de Edificações, acredita que o aprendizado adquirido através do Desafio foi muito além da sala de aula: “Enxergamos a disciplina de um ponto de vista completamente novo e diferente. Compreender a identidade paraibana e enxergar a nossa cultura me fez me conectar ainda mais com esse estado. É difícil dizer o quanto eu sou grata pela DHPB e como ela me mostrou o que é ser paraibano, ganhar a medalha de ouro na primeira edição que participei foi uma experiência incrível, que eu vou guardar pra toda vida” disse Adrielly ao elogiar o trabalho do Professor Glayds.
Ao todo, participaram da competição, 830 equipes, sendo 120 classificaas para a fase final. As 50 equipes que tiveram melhor desempenho no Desafio foram premiadas com medalhas para cada membro. As equipes colocadas entre a 51ª e 120ª posição receberam menção honrosa.
1ª a 10ª - Medalha de Ouro.
11ª a 25ª - Medalha de Prata.
26ª a 50ª - Medalha de Bronze.
51ª a 120ª – Medalha de Cristal (Menção Honrosa).
O Desafio História da Paraíba é um projeto de extensão e conta com o apoio da Pró-reitorias de Ensino, de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, e de Extensão e Cultura, além da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior da Paraíba (SECTIES) e Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE).





