Presidente da Câmara dos Deputados assegura mais recursos para o IFPB
Deputado Hugo Motta recebeu comitiva do Instituto em sua residência oficial
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) conseguiu nesta quarta-feira (12) a promessa de mais recursos por meio de emendas parlamentares. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após receber gestores da instituição em Brasília. O encontro fez parte da agenda que a comitiva do IFPB mantém junto à bancada paraibana no Congresso Nacional.
Na ocasião, a reitora Mary Roberta Meia Marinho e diretores-gerais dos campi agradeceram o apoio frequente de Hugo Motta às demandas do Instituto e apresentaram o balanço dos investimentos já realizados com recursos de emendas. "Estamos aqui para agradecer e também para solicitar recursos para que a gente possa crescer cada vez mais", afirmou a dirigente, destacando o parlamentar como um grande parceiro do Instituto.
"Fico muito feliz de poder recebê-los aqui, na residência oficial da Câmara dos Deputados. Receber você, Mary, que faz um grande trabalho à frente do nosso Instituto Federal da Paraíba, um trabalho participativo, de parceria com os campi. Temos procurado expandir, cada vez mais, o trabalho do Instituto Federal da Paraíba, que é tão importante para a nossa educação técnica e superior”, afirmou Hugo Motta.
Ele acrescentou que estava ainda mais alegre por receber em Brasília os pró-reitores e diretores-gerais de, praticamente, todos os campi da Paraíba, para lutar por mais recursos e mais investimentos. “Esse é o momento em que os parlamentares recebem as demandas, e nós temos oportunidade de destinar as nossas emendas”, pontuou.
O presidente da Câmara antecipou sua intenção de manter o apoio ao IFPB. "Quero aqui, já de antemão, como faço todos os anos, garantir que nós vamos, através do nosso mandato, enviar mais recursos para o Instituto Federal da Paraíba, porque fazer isso é garantir uma educação de qualidade, mais inclusiva e de oportunidade para todos", assegurou.
Entre os pleitos apresentados pelos diretores-gerais a Hugo Motta, estão demandas por investimentos em infraestrutura, ciência, tecnologia e inovação. Para o Campus Avançado Pedras de Fogo, por exemplo, estão na lista a aquisição de computadores e a criação de Laboratório dos Cursos Superiores.
O Campus Cajazeiras pleiteia a construção de um restaurante estudantil ampliado e a implantação de dois laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de alta performance. Já o Campus Patos, sediado no município onde nasceu o presidente da Câmara dos Deputados, solicita a destinação de emendas para a aquisição de poltronas e equipamentos de sonorização para o auditório.
Desde segunda-feira (10), a caravana de gestores do IFPB cumpre agenda em Brasília com o objetivo de visitar parlamentares paraibanos e buscar novas emendas para fortalecer as ações institucionais. Na terça-feira, a bancada paraibana no Congresso Nacional anunciou que o IFPB foi incluído nos eixos prioritários para o orçamento de 2025.
Texto: Angélica Lúcio - DGCOM/IFPB, com informações e fotos de Heranir Oliveira


