Novo drone subaquático revoluciona operações do Preamar na Paraíba
Equipamento opera em grandes profundidades e reforça a coleta de dados ambientais
O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar) concluiu na última semana o primeiro ciclo de treinamento com o novo drone subaquático adquirido para reforçar as ações de monitoramento, pesquisa e diagnóstico do litoral paraibano. O equipamento, um ROV – Veículo Operado Remotamente, também chamado de “submarino por controle remoto” – marca um avanço tecnológico importante para o projeto, trazendo mais segurança, precisão e eficiência às atividades subaquáticas.
Importado diretamente da empresa Qysea Technology com apoio do CNPq, o ROV passa a integrar o conjunto de ferramentas técnicas utilizadas pelo Preamar para inspeções, prospecções, coletas e observações em ambientes de difícil acesso ou considerados perigosos para mergulhadores humanos.
Além do uso científico, o equipamento também poderá apoiar ações de educação ambiental, projetos de restauração de corais e práticas de “mergulho virtual”, graças ao recurso de visualização em 3D, permitindo que estudantes e visitantes acompanhem imagens submersas em tempo real.
Treinamento teórico e prático
A parte teórica aconteceu no Campus Cabedelo Centro do IFPB, onde a equipe recebeu instruções sobre os comandos, protocolos de segurança e funcionamento dos acessórios do ROV. Ainda na quarta-feira (26/11), os pesquisadores seguiram para a piscina do Quartel do Corpo de Bombeiros da Paraíba, onde realizaram a primeira prática em ambiente controlado.
Na quinta-feira (27/11) o treinamento avançou para o mar. As atividades ocorreram na área rasa próxima a Areia Vermelha e na parte mais profunda na área de proteção ambiental Naufráfio Queimado (Unidade de Conservação Marinha). A bordo da embarcação Pequeno Gigante, a equipe com o apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, testou o comportamento do drone em diferentes condições de corrente, profundidade e visibilidade, verificando sua eficiência em missões reais de campo.
“Esse submergível será aplicado principalmente no monitoramento ambiental, na vistoria dos equipamentos fundeados na plataforma continental e dos recifes artificiais que serão implantados, no acompanhamento de pesquisadores e mergulhadores em atividades subaquáticas e na coleta de amostras” revelou o Coordenador Científico do Preamar, Cláudio Dybas, que agradeceu o apoio de parceiros como a Cinep, Funetec e Ministério Público Federal que viabilizaram a chegada do equipamento.
A ictióloga e integrante da equipe biológica Viniana Márquez disse que o submarino por controle remoto representa uma alternativa segura ao mergulho, especialmente em grandes profundidades ou próximo a estruturas instáveis. “O ROV possui câmeras de alta resolução, lanterna potente e capacidade para acoplar acessórios como garras e equipamentos de amostragem.É uma aquisição bastante importante para o trabalho da equipe do Preamar ”.
Com o novo ROV totalmente integrado às atividades do projeto, o Preamar fortalece sua atuação em pesquisa e inovação, elevando a segurança das operações e abrindo novas possibilidades de coleta de dados no litoral da Paraíba.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM/Preamar




