IFPB realiza II Oficina de Integridade e Governança
Documentos estratégicos para o biênio 2026-2027 foram consolidados
O Instituto Federal da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (28), na Reitoria, a II Oficina de Integridade e Governança, reunindo gestores e representantes das unidades responsáveis pelas funções de integridade institucional. O encontro foi promovido pelo Núcleo de Integridade e Governança (NIG) e teve como resultado a consolidação das minutas iniciais do Programa de Integridade 2026–2029 e do Plano de Integridade 2026–2027.
Esses documentos são instrumentos previstos na administração pública para fortalecer a governança, aprimorar a gestão de riscos, orientar controles internos e promover uma cultura organizacional pautada pela ética e pela transparência.
A oficina contou com a presença de setores estratégicos, como Corregedoria, Ouvidoria, Auditoria Interna, Gestão de Pessoas, Diretorias Gerais de Tecnologia da Informação e de Comunicação e Marketing, Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação, Encarregado de Dados Pessoais e o próprio NIG. Para o coordenador do Núcleo, Bruno Cabral, a participação integrada das áreas reforçou a corresponsabilidade institucional na construção das ações de integridade, resultando em um pacto conjunto de trabalho para o biênio 2026–2027.
A Reitora Mary Roberta destacou que a oficina representou um momento decisivo para o alinhamento das unidades envolvidas e para o início da elaboração dos documentos que compõem o “IFPB Íntegro”. Segundo ela, o encontro permitiu discutir riscos, fragilidades e prioridades institucionais, além de aproximar o tema da integridade do planejamento estratégico, garantindo coerência entre as diretrizes institucionais e as práticas administrativas.
Saiba mais - Integridade na administração pública é o conjunto de arranjos institucionais que visam a fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.

