IFPB promove evento do projeto "Rede Paraibana de Meninas e Mulheres Cientistas" e destaca protagonismo feminino

Mais de 60 meninas participaram desse momento de troca e aprendizado no evento que comemorou um ano de projeto

Meninas mulheres.jpg

O Instituto Federal da Paraíba realizou, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2025, o primeiro encontro do projeto “Rede Paraibana de Meninas e Mulheres Cientistas”, iniciativa que incentiva a participação de meninas e mulheres nas áreas de pesquisa, tecnologia e inovação.

O evento aconteceu na sede da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB - PROEXC, em João Pessoa, e reuniu estudantes e professoras de seis campi da Instituição: João Pessoa; Campina Grande; Sousa; Patos; Esperança e Catolé do Rocha, além de pesquisadoras e convidadas externas em uma programação repleta de palestras, oficinas e atividades interativas.

A abertura contou com a presença da equipe organizadora e de representantes da Reitoria, que ressaltaram a importância de promover espaços de incentivo à permanência feminina nas áreas científicas. Durante sua fala, a coordenadora do projeto, Deyse Correia, destacou a importância desse apoio às mulheres que estão no meio tecnológico, contribuindo também para ampliar a representatividade das mulheres na produção científica do país.

As estudantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante esse primeiro ano do projeto e relataram suas experiências como pesquisadoras em formação. Para muitas delas, participar do projeto, também conhecido como, “Elas na Ciência” , representa uma oportunidade de construir confiança, conhecer referências femininas e visualizar novos caminhos de carreira.

A programação contou com convidadas de diferentes áreas do conhecimento, que compartilharam suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Entre os temas abordados estiveram tecnologia da informação, empreendedorismo e liderança feminina na pesquisa. Ocorreram também capacitações sobre uso das mídias digitais e inteligência artificial, além de uma roda de conversa sobre a síndrome da impostora.

As participantes mostraram muito entusiasmo em participar das atividades do evento, tiveram voz ativa nas palestras e oficinas. Aproveitaram também a oportunidade para interagirem entre si, com momentos de conexão e troca com outras integrantes do projeto que fazem parte de outros cursos e campi.

Segundo a organização do evento, a rede tem gerado resultados significativos dentro do Instituto, estimulando o ingresso de alunas em projetos de pesquisa, ampliando a participação feminina em grupos de estudo e fortalecendo a permanência das alunas nos cursos. A iniciativa também reforça o compromisso institucional do IFPB com políticas de inclusão e igualdade de oportunidades.

Texto: Rayane Barbosa - estagiária de jornalismo



Tags :PRPIPG.