IFPB certifica alunos do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros
Foram certificados 14 alunos e alunas, sendo 12 africanos duas sul-americanas
O IFPB - Campus João Pessoa, em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais (ARINTER), realizou nesta sexta-feira (05) a certificação do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE), que teve início em abril e foi concluído em dezembro de 2025. Foram certificados 14 alunos e alunas, sendo 12 africanos (Congo, República Democrática do Congo, Togo e Benin) e duas sul-americanas (Colômbia). A cerimônia foi acompanhada, via Google Meet, por familiares e amigos dos formandos em seus respectivos países de origem.
O curso tem o objetivo de preparar estudantes estrangeiros para realizar a prova de proficiência CELPE-Bras que é pré-requisito para ingresso em cursos de graduação por meio do Programa PEC-G, além de servir para validar o diploma de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil e atender às exigências de entidades de classe que requerem certificação no referido exame para fins de registro profissional.
Durante a cerimônia de certificação, a coordenadora do curso, Maria Analice Pereira, parabenizou os alunos pela trajetória e pelo empenho em aprender uma nova língua. “Aprender uma nova língua não é apenas aprender um novo código, mas envolve adquirir uma nova identidade, cultura, postura, comportamento e sentimento”, destacou Analice.
O professor Tiago do Rosário, que ministrou o componente de Cultura e Patrimônio, compartilhou a experiência vivenciada em sala de aula, ressaltando que, enquanto ensinava sua disciplina, também aprendia sobre os países de cada um dos estudantes, que trouxeram suas culturas e proporcionaram uma troca muito rica. Na oportunidade, o professor realizou parte do seu discurso em francês, contemplando os familiares dos formandos, falantes desse idioma, que acompanhavam o evento diretamente de seus países.
A Assessora de Assuntos Internacionais substituta, Elaine Brito, representando a assessora Mônica Montenegro, externou sua alegria em participar desse momento de formação. Ela destacou o caráter desafiador do programa de internacionalização, que, ao mesmo tempo, proporciona tanto aprendizado, sobretudo com os estudantes que deixaram seus países para ir em busca de seus sonhos.
O diretor-geral do Campus João Pessoa, José Ricardo Pereira, parabenizou os formandos por terem concluído com êxito a primeira jornada, destacando que não foi fácil, uma construção fundamentada em muito aprendizado. Ricardo ressaltou ainda o papel da equipe pedagógica e docente, que acolheu os estudantes, e agradeceu o empenho da equipe de coordenação que antecedeu esta turma e que esteve presente, compartilhando suas experiências.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB


