IFPB aprova metodologia de distribuição orçamentária com base na Matriz CONIF
Confira como foi a 80 Reunião Ordinária do CODIR realizada no Campus Sousa
O Instituto Federal da Paraíba aprovou, durante reunião do Colégio de Dirigentes realizada no dia 25 de novembro, no Campus Sousa, a proposta de metodologia de distribuição orçamentária institucional com base nos critérios da Matriz CONIF, conforme estabelecido na Portaria nº 646, de 25 de agosto de 2022, do Ministério da Educação.
A proposta que teve como relatora a Pró-Reitora de Administração e Finanças, Maria Cleidenedia representa um marco estratégico para o IFPB, ao consolidar uma iniciativa pioneira de distribuição orçamentária estruturada, ancorada em indicadores claros. A metodologia foi elaborada de forma participativa pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 1.880/2024 – REITORIA/IFPB, e considera critérios técnicos amplamente reconhecidos pela Rede Federal, com base em dados da Plataforma Nilo Peçanha.
A Matriz CONIF é composta por blocos que contemplam o funcionamento das unidades, os custos da reitoria, os indicadores de qualidade e eficiência. Ao adotar essa lógica, a proposta do IFPB fortalece o alinhamento das decisões orçamentárias com o propósito institucional de promover uma educação pública, gratuita e de qualidade em todo o estado.
A utilização de parâmetros vinculados às dimensões finalísticas do Instituto, como número de matrículas, eficiência acadêmica, relação aluno-professor e cumprimento de marcos legais, permite que o orçamento reflita as especificidades, as decisões e as demandas reais de cada unidade. Isso direciona as ações para os objetivos estratégicos do IFPB, estimula o aprimoramento institucional e impulsiona a cultura da gestão orientada por dados.
Além disso, a definição de uma matriz própria de distribuição orçamentária representa um compromisso com a transparência, com a eficiência na alocação dos recursos públicos e com o acompanhamento qualificado da execução orçamentária. Ao tornar mais claros os critérios de repasse, a nova metodologia também contribui para o fortalecimento da participação institucional e da equidade entre os campi.
Aprovada, a proposta reafirma o compromisso do IFPB com o desenvolvimento educacional e social da Paraíba.
A 80ª reunião ordinária do CODIR realizada no Campus Sousa também tratou de outros assuntos como: o Sistema Nacional de Informações e de Controle dos programas e das ações da Política Nacional de Assistência Estudantil (SISPNAES) com a relatoria da Pró-Reitora de Assuntos estudantis, Anna Clara Mendonça, e a Distribuição das vagas do bolsa-formação que teve como relatora a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josy Batista. Finalizando a reunião foi apreciado o processo que dispõe sobre a capacitação dos gestores sobre a implementação do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no âmbito do IFPB com as relatorias de Rivânia Sousa e Valderedo Silva.

