Estudantes do IFPB são destaque em maratona de Programação
Resultado reforça excelência no ensino de Programação na instituição
O Instituto Federal da Paraíba foi destaque na etapa final da 30ª Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, realizada em São Paulo neste mês de novembro. Os estudantes João Pedro Santos, do IFPB de Cajazeiras; Gabriel Andrade, do IFPB de João Pessoa; e Victor Ivis, do IFPB de Cajazeiras conquistaram o 46º lugar geral e com esse resultado colocaram o IFPB em primeiro lugar, dentre os institutos federais.
A equipe intitulada “Mil Tributos à Bala Laika” mostrou todo seu potencial, competindo com 1.025 times, de 239 escolas, estando entre as melhores do Brasil.
O estudante Victor Ives, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Cajazeiras detalha que participar da maratona foi uma experiência fantástica: “A competição foi bastante desafiadora. A prova exige um conhecimento mais aprofundado da teoria e principalmente criatividade para inovar e perceber algum detalhe contraintuitivo”, destacou. Já o seu colega de curso, João Pedro contou que a experiência da participação foi além da competição: “Tivemos a oportunidade de, já no primeiro dia, conhecer a cultura de empresas como Nubank, Vtex, Quinto Andar, Incognia, etc., ocasião em que nos foram explicados como eram os seus processos seletivos e até mesmo as tecnologias e arquiteturas utilizadas em suas aplicações. De fato, uma oportunidade ímpar de networking”.
Outro membro da equipe foi o estudante do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, Gabriel Andrade. Ele conta que essa foi a melhor experiência em competições. “Tive a oportunidade de competir e trocar conhecimentos com pessoas de todo o Brasil, o que contribuiu muito para meu crescimento pessoal e técnico”, afirmou. Ele lembra ainda que o apoio recebido pelo IFPB e pelos professores do Projeto Olímpico de Programação (POP) foi fundamental.
A equipe foi acompanhada pelos professores do Campus João Pessoa, Paulo di Tarso Maciel, Valéria Bezerra e Thiago Gouveia. “Esse resultado também fortalece a imagem do IFPB como referência nacional em computação, evidenciando a qualidade dos cursos, dos docentes e das ações de incentivo à competição científica”, disse o Professor Paulo di Tarso.
“Essa conquista é resultado de muito esforço, estudo! O pessoal se prepara o ano inteiro para participar dessas competições. Geralmente 10 problemas (em média) são entregues para eles resolverem computacionalmente, são problemas muito difíceis de serem resolvidos”, explicou a professora Valéria Bezerra.
O professor Thiago Gouveia destacou que o resultado representa a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo. “Fomos o melhor Instituto Federal do país nesse tipo de competição. Os estudantes estão em processo de evolução e acredito que poderemos alcançar posições ainda melhores nos próximos anos”, afirmou o professor.
Projeto Olímpico de Programação do IFPB reforça o aprendizado na área
Um projeto que vem trazendo benefícios na aprendizagem é o Projeto Olímpico de Programação (POP), no Campus João Pessoa. Em execução há mais de 10 anos, o POP é um diferencial na formação dos estudantes do ensino médio e superior. ‘Mais de 70% dos cursos do IFPB possuem a disciplina de programação em seu currículo, então os estudantes que participam desse projeto conseguem aprofundar seus conhecimentos e se preparar melhor para o mercado”, pontuou o professor Thiago Gouveia.
O POP oferece um treinamento contínuo, orientação especializada e um ambiente estruturado de estudos, preparando os estudantes para desafios de alto nível. O POP amplia oportunidades, desenvolve talentos e contribui diretamente para que o IFPB se destaque entre as principais instituições do país. Para o professor Paulo di Tarso Maciel, projetos como esse também fortalecem a imagem do IFPB como referência nacional em computação. “Isso evidencia a qualidade dos cursos, dos docentes e das ações de incentivo à competição científica”, concluiu.


