Delegação de Timor Leste mantém entendimentos para Acordo de Cooperação Técnica com o IFPB
Objetivo é permitir a vinda de estudantes timorenses para cursos de graduação na Paraíba
Um grupo de representantes do Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano (FDCH) da República Democrática de Timor-Leste esteve nesta terça-feira (09) na reitoria do Instituto Federal da Paraíba. O objetivo da visita foi viabilizar um Acordo de Cooperação Técnica com o IFPB que permita a oferta de cursos para estudantes timorenses. A delegação do país asiático foi recebida pelo Pró-Reitor de Ensino, Neilor Cèsar, que representou a reitora Mary Roberta.
Participaram da reunião o Diretor do Campus Sousa, Francisco Nogueira (Chicão); Diretor de Administração e Finanças do Campus Campina Grande, José Albino Nunes; Diretor de Educação Profissional, Vinícius Campus; representante da Assessoria de Relações Institucionais e Internacioanais (ARINTER), Elaine Brito; representante da Diretoria de Articulação Pedagógica, Rosicleia Monteiro e Carolina Barbosa, Coordenadora dos Cursos de Licenciatura.
Esta é a segunda vez que integrantes do FDCH vêm a Paraíba. Em agosto passado foi firmada uma Carta de Intenção entre o IFPB, UFPB, UFCG e a UEPB onde as instituições reafirmaram seu compromisso com a internacionalização do ensino.
Durante a reunião desta terça-feira na reitoria do IFPB os gestores deram um panorama dos cursos ofertados e falaram sobre a atuação do Instituto Federal que passará a contar com 25 campi no estado, após a inclusão de 4 novas unidades criadas pelo governo Lula.
De acordo com o Diretor de Educação Profissional, Vinícius Campus, a proposta do banco que vai financiar as bolsas para os estudantes timorenses foi focada, nesse momento, nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática.
“Já temos as áreas prioritárias estabelecidas pelo Governo de Timor Leste, áreas que o IFPB contempla em seu Plano de Cursos, vamos aguardar o quantitativo de vagas que eles podem nos oferecer” disse a Assessora Nacional Técnica de Formação de Recursos Humanos na área do Desenvolvimento do Capital Humano (FDHC), Márcia Sarmento Aparício.
O Pró-Reitor de Ensino Neilor César disse que após a conclusão da pactuação do SISU para 2026 será definida a quantidade de vagas que será oferecida para os estudantes de Timor-Leste. “A expectativa é que eles comecem os estudos no IFPB no início do segundo semestre do ano que vem. A vinda desses jovens tem um forte simbolismo pois fortalece o nosso conceito de internacionalização”.
Integravam a comitiva de Timor-Leste os Técnicos da área de Bolsas de Estudos, Maria Letícia Fraga, Lorena Sarmento e Yeheskiel Moniz, o Técnico da Unidade de Gestão de Dados e Informática, Octávio da Costa, Técnica do MPIE Josefina Tilman, o Assessor Jurídico do FDCH, Tomás Nunes e a Coordenadora de Serviços de Administração e Finanças, Anastácia Santo.
No período da tarde a delegação de Timor-Leste esteve no Campus Cabedelo do IFPB onde foi recepcionada pela Diretora da unidade, Turla Alquete e pela Diretora de Ensino Ana Lígia. O grupo percorreu as instalações e conheceu laboratórios.




