Noticia
Sala de Autorregulação do Campus Campina Grande é apresentada a gestores do MEC
A estudante Emanuelle Vitória Gomes de Almeida Bezerra, do curso técnico integrado em Edificações do IFPB Campus Campina Grande, apresentou o projeto “Sala de Autorregulação para Discentes Neurodivergentes” em reunião no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e a Reitoria do IFPB.
O projeto, coordenado pelo professor Eduardo Teixeira, tem se destacado por promover um espaço inovador de acolhimento, estímulo sensorial e apoio à autorregulação emocional para estudantes neurodivergentes, fortalecendo as ações de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar.
Durante a reunião, Emanuelle apresentou as etapas de concepção e execução da sala, desenvolvida com a utilização de materiais reciclados e inspirada em princípios de sustentabilidade e educação inclusiva. Sua fala evidenciou o protagonismo estudantil e o compromisso do IFPB com a formação humana e cidadã.
A participação da estudante foi destaque no encontro, representando não apenas o campus, mas todo o Instituto Federal da Paraíba, como exemplo de boas práticas em educação inclusiva e inovação pedagógica.
O professor Eduardo Teixeira, coordenador do projeto, tem atuado de forma contínua junto ao Ministério da Educação (MEC) na defesa da expansão nacional das salas de autorregulação nos Institutos Federais. A iniciativa, que nasceu no IFPB Campus Campina Grande, vem se consolidando como uma referência em inovação pedagógica, sustentabilidade e acessibilidade educacional.