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Sala de Autorregulação do Campus Campina Grande é apresentada a gestores do MEC

Projeto sobre inclusão educacional evidenciou o compromisso do IFPB com a formação humana e cidadã
por Ernani Baracho publicado: 13/10/2025 12h14 última modificação: 13/10/2025 12h14

BSB.jpegA estudante Emanuelle Vitória Gomes de Almeida Bezerra, do curso técnico integrado em Edificações do IFPB Campus Campina Grande, apresentou o projeto “Sala de Autorregulação para Discentes Neurodivergentes” em reunião no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e a Reitoria do IFPB.

O projeto, coordenado pelo professor Eduardo Teixeira, tem se destacado por promover um espaço inovador de acolhimento, estímulo sensorial e apoio à autorregulação emocional para estudantes neurodivergentes, fortalecendo as ações de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar.

Durante a reunião, Emanuelle apresentou as etapas de concepção e execução da sala, desenvolvida com a utilização de materiais reciclados e inspirada em princípios de sustentabilidade e educação inclusiva. Sua fala evidenciou o protagonismo estudantil e o compromisso do IFPB com a formação humana e cidadã.

A participação da estudante foi destaque no encontro, representando não apenas o campus, mas todo o Instituto Federal da Paraíba, como exemplo de boas práticas em educação inclusiva e inovação pedagógica.

O professor Eduardo Teixeira, coordenador do projeto, tem atuado de forma contínua junto ao Ministério da Educação (MEC) na defesa da expansão nacional das salas de autorregulação nos Institutos Federais. A iniciativa, que nasceu no IFPB Campus Campina Grande, vem se consolidando como uma referência em inovação pedagógica, sustentabilidade e acessibilidade educacional.

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