Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 10 > Projetos do IFPB estão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Noticia

Projetos do IFPB estão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontece até este sábado no Espaço Cultural com entrada gratuita
por Angélica Lúcio publicado: 31/10/2025 20h01 última modificação: 01/11/2025 11h07

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) estão expondo trabalhos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que está sendo realizada em João Pessoa no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. O evento começou quinta-feira e vai até este sábado (1º de novembro). Com entrada gratuita, a programação é aberta a todos os públicos.

Promovida há 22 anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa é o principal evento de popularização científica do país. Em 2025, o tema central é “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”.

Para a professora Renata Berenguer, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é importante tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade. 

Ela disse que a participação na SNCT traz benefícios para os alunos, como a oportunidade de mostrar projetos, aprender com outros parceiros e desenvolver habilidades de comunicação e liderança. "É muito legal para o aluno estar aqui, poder mostrar o seu conhecimento, mostrar o que está produzindo em termos de inovação, empreendedorismo. É uma chance que a gente tem de mostrar para comunidade o que o IFPB desenvolve".

A estudante Nayara Ketlyn Batista, 16 anos, é de Caaporã e foi ao Espaço Cultural para participar da SNCT. Ela visitou o estande do IFPB, onde conheceu de perto os projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual (Lara) e experimentou óculos de realidade aumentada. “Eu achei muito legal brincar com esse óculos, porque é uma experiência única. E o Instituto trouxe para cá, para a gente conhecer melhor, e eu estou achando muito legal”. 

Durante três dias, estande do IFPB divulgou 11 projetos

Onze projetos do Instituto Federal da Paraíba ocuparam o estande da instituição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em dias diferentes. O estudante Lauro Nascimento, por exemplo, estava no espaço dedicado ao Laboratório de Realidade Aumentada (Lara) na sexta-feira (31).  “Nós criamos ambientes virtuais e também trabalhamos com realidade aumentada no laboratório. Aqui, viemos expor os filmes brasileiros. Temos algumas filmagens feitas com a câmera 360°, realizadas pelo professor Alexandre d'Andrea, docente do IFPB”, explicou. Ele acrescentou que o Lara também expõe o projeto de mestrado do aluno Eberson Evangelista, o Net Verse EDU, que simula “uma sala de aula, um ambiente virtual para o ensino de redes”.

Outro projeto em exposição foi o Sara (Sistema Auxiliar para Reabilitação de AVCs), um exoesqueleto de baixo custo projetado para auxiliar na fisioterapia de pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral. Apresentada pelas alunas Dandara Torquato e Ana Clara Araújo, a inovação é um sistema de duas luvas que operam como "mestre e escrava". A luva de sensores, vestida pelo fisioterapeuta, espelha o movimento para a luva do paciente, que contém o exoesqueleto e estimula a reabilitação motora.

Para Ana Clara Araújo, a experiência de participar do evento foi "maravilhosa". A estudante destacou que a exposição permite apresentar o projeto e o trabalho desenvolvido no IFPB, além de propiciar uma "troca com a comunidade" sobre o conhecimento gerado dentro do Instituto. O projeto, com cerca de três anos de desenvolvimento, visa ao estímulo motor para auxiliar na fisioterapia.

Quem também está expondo na SNCT, junto com colegas, é o estudante João Marcelo, do curso de Engenharia Mecânica do IFPB. Ele está mostrando um projeto criado para a competição Baja Jampa. "Este nosso projeto consiste em um carro rally, que vai competir em pistas de terreno acidentado. Somos um grupo de estudantes, desde o superior até mesmo do médio, que compartilham conhecimentos para criar um carro de alta performance". 

O projeto busca aliar conhecimentos técnicos para desenvolver um veículo de alta performance, simulando também uma microempresa, com avaliação de juízes. João Marcelo, que é capitão da subequipe de estrutura, comentou que a criação do protótipo exigiu estudos detalhados sobre potência, segurança, economia e a relação peso-potência. O grupo levou cerca de seis meses para desenvolver o veículo. A etapa local da competição ocorreu em meados de outubro, e a fase nacional será em março de 2026. Embora um incidente tenha impedido a equipe de correr na etapa local, o carro foi preservado para a fase nacional, quando a avaliação da simulação empresarial será decisiva.

Conheça todos os projetos do IFPB no estande: Aplicação da Impressão 3D no Desenvolvimento de um Sistema de Baixo Custo para Reabilitação de AVCs; Elas na Ciência - Rede Paraibana de Meninas e Mulheres Cientistas; Quadro sinótico para demonstração dos fluxos energéticos em um sistema fotovoltaico off-grid controlado por aplicativo; Baja/ protótipos de motores; EDUCAELAS-Ferramenta tecnológica  de inclusão social feminina: Erradicando o analfabetismo de mulheres rurais; PET Engenharia Elétrica; Lampião Maker; Lara (Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual); Comic House; Preamar (Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas).

  31.10.2025 - IFPB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (7).jpg 31.10.2025 - IFPB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (5).jpg

  31.10.2025 - IFPB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (11).jpg     31.10.2025 - IFPB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (9).jpg