IFPB integra a Rede IES-PB - Internacional
A instituição tem sido parceira constante do Paraíba sem Fronteiras, programa de intercâmbio do Governo do Estado
O Programa Paraíba sem Fronteiras, realizado através da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), do Governo do Estado, tem contribuído para alargar as fronteiras culturais paraibanas.
O referido Programa de Internacionalização tem como objetivo a promoção à cooperação internacional descentralizada, a formação qualificada e estratégica, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência sediados no Estado da Paraíba.
Como complementação do programa “Paraíba sem Fronteiras”, a Secties, em parceria com a Fapesq, tem realizado o Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras, já na sua II edição. O evento tem como objetivo promover oportunidades de estudo, pesquisa, inovação e cooperação com parceiros multinacionais, fortalecendo a presença da Paraíba no cenário global.
Na segunda edição do Fórum de Internacionalização “Paraíba sem Fronteiras”, realizado no mês passado, foi formalizada a criação da Rede IES-PB Internacional, instância técnico-consultiva permanente voltada ao fortalecimento da cooperação internacional no Estado da Paraíba. A Rede IES-PB é composta pelo Governo do Estado (Secties), além do IFPB, UFCG, UEPB e Unipe. A entidade atuará com princípios de excelência acadêmica, internacionalização inclusiva e sustentável, valorização da diversidade cultural e alinhamento às diretrizes do Programa Paraíba sem Fronteiras.
O IFPB tem sido um dos parceiros efetivos para o alargamento dessas fronteiras culturais através da participação dos seus estudantes nos editais de seleção do referido programa “Paraíba sem Fronteiras”. Atualmente, conforme informações da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER), o IFPB tem dois estudantes fazendo intercâmbio internacional na Europa, tendo sido aprovados no Edital do Paraíba sem Fronteiras em parceria com a Fapesq-PB. Os estudantes João Gabriel Vieira Silva, do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Cajazeiras; e Suetone Carneiro de Andrade Neto, do Curso de Sistemas para Internet, Campus João Pessoa.
Os referidos alunos estão fazendo intercâmbio científico e cultural na Universidade de Mondragon, no País Basco, Espanha, no curso de Computer Engineering. Vale ressaltar que eles foram contemplados com bolsa de estudo integral, no programa “Paraíba sem Fronteiras”. Para Suetone Carneiro, um dos estudantes contemplados no programa, “esse tipo de oportunidade é única, é o tipo de coisa que só acontece uma vez na vida e a gente tem que agarrar e firmar o compromisso com a Paraíba e com o Paraíba sem Fronteiras”.
A visão da Reitora do IFPB, professora Mary Roberta, que tem valorizado a internacionalização na instituição, é de que: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação já prevê que é função das Instituições de Ensino Superior a internacionalização e nós temos que pensar no que podemos crescer para a construção de uma civilização mundial e também de compartilhamento do que já temos realizado.

