Noticia
Gestão de riscos é tema de oficina realizada pelo IFPB
Com o objetivo de realizar um mapeamento de riscos institucionais que possam afetar a integridade dos processos organizacionais, foi realizada nesta sexta-feira (31), no auditório da Proexc, uma oficina com gestores e servidores estratégicos do IFPB. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Integridade e Governança da instituição.
Foram mapeadas 13 categorias de risco à integridade, abordando áreas do Ensino, Extensão e Cultura; Administração e Finanças; Assistência Estudantil; e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. O grupo identificou, categorizou e priorizou os riscos à integridade da instituição, permitindo a implementação de controles internos mais eficazes, fortalecendo a transparência e a accountability, e prevenindo atos que possam comprometer a imagem e a eficiência do IFPB.
“A oficina de Gestão de Riscos à Integridade que realizamos foi fundamental para aprimorar a visão sistêmica sobre os macroprocessos institucionais. Aplicar as diretrizes da legislação sobre o assunto e na prática nos permitiu identificar vulnerabilidades, fortalecer os controles internos e promover uma cultura de integridade mais madura e preventiva no IFPB”, disse o auditor Bruno Cabral.
O evento fortalece a cultura de integridade e governança dentro da instituição, garantindo que as práticas de gestão estejam alinhadas com a legislação vigente e com as melhores práticas do setor público. “O ganho para o IFPB é duplo: prevenção de riscos e fortalecimento da confiança da sociedade e da comunidade acadêmica na nossa instituição, tornando nossas operações mais eficientes e seguras”, concluiu Bruno.