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Estudantes do IFPB contam suas experiências na 5ª edição da SNEPT
O IFPB participou da 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica — Juventudes que inovam, Brasil que avança, realizada de 7 a 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília/DF. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
A Semana reuniu estudantes e profissionais de todo o país, com o objetivo de promover a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ampliar o reconhecimento social da modalidade e evidenciar seu crescimento.
Nesta edição, o IFPB apresentou 11 trabalhos de diversos campi. Um deles foi desenvolvido por Lucas Leonardo Rodrigues Alves, estudante de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa. Ele criou um conjunto de plataformas com sensores capazes de medir, em tempo real, diversos parâmetros da qualidade do ar, da água e do solo. A solução foi projetada para capturar dados brutos do ambiente e convertê-los em informações visuais e intuitivas. O projeto tem como objetivo central desmistificar a complexidade dos dados ambientais, aplicando-os diretamente no contexto da sala de aula. “Meu sistema permite que um professor demonstre, por exemplo, como a concentração de poluentes altera os índices de qualidade do ar em tempo real, ou como o pH de um rio local varia ao longo do dia”, comenta Lucas.
Lucas também destacou a satisfação de participar de um evento dessa magnitude, no qual é possível receber feedback de avaliadores, pesquisadores e do público em geral. “A participação na Semana de Tecnologia e Inovação 'Curicaca' foi uma experiência extremamente valiosa e inspiradora. O evento proporcionou um excelente panorama da produção inovadora nos Institutos Federais de todo o Brasil. O ponto alto foi a intensa troca de conhecimento, onde tive a oportunidade de conversar com estudantes, professores e ministros, além da honra de receber a visita da nossa ilustre reitora.”
Outro estudante do Campus João Pessoa que também apresentou trabalho no evento foi Marcos Paulo de Sousa Lucena, aluno de Engenharia Civil. Ele atuou no projeto Desenvolvimento e Fomentação de Hortas Pedagógicas, que tem como objetivo incentivar a agricultura familiar por meio de tecnologias como sistemas de automação, irrigação automatizada e práticas agroecológicas. As ações são voltadas para os municípios paraibanos de Lucena, Remígio e São José dos Cordeiros. “Nossa principal contribuição será o uso de tecnologias assertivas para comunidades que nunca tiveram contato com isso, levar conhecimento acerca de produções agroecológicas, sistemas de hortas aquaponia e outros tipos de sistemas de irrigação tecnológica. Para Lucas, a participação no evento abriu novos horizontes. “O evento proporcionou um intercâmbio com estudantes e profissionais de todos os Institutos Federais do Brasil. Isso nos permite não apenas apresentar o nosso trabalho, mas estar em contato com colegas de todo o Brasil, agregar novos conhecimentos e conhecer novas tecnologias, projetos que podemos vir a desenvolver em nosso Instituto, além de aprimorar os nossos projetos, destacou Marcos Paulo.
Já a aluna de Edificações do Campus Campina Grande, Emanuelle Vitória Gomes de Almeida Bezerra, apresentou o projeto Sala de Autorregulação, que tem como objetivo fazer com que pessoas Neurodivergentes tenham espaço para se autorregular no IFPB. O trabalho pretende transformar a sociedade num espaço mais inclusivo. Para Emanuelle, participar do evento proporcionou uma experiência incrível. “É muito gratificante ter a oportunidade de apresentar esse trabalho e ver diversos trabalhos feitos por alunos que mudarão positivamente a vida de milhares de pessoas”.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB