Colégio de Dirigentes do IFPB realiza dois dias intensos de reunião no Campus Picuí
As reuniões ocorrem em meio às comemorações de aniversário, inauguração da Arena Society e abertura da Feira de Ciências
O Colégio de Dirigentes do IFPB (CODIR) realizou a 79ª Reunião Ordinária, a 43ª Reunião Extraordinária e a 44ª Reunião Extraordinária nos dias 20 e 21 de outubro, no Campus Picuí. Os encontros ocorreram durante as comemorações dos 16 anos de fundação do campus, a inauguração da Arena Society Sargento Geraldo Gomes da Silva e a abertura da VIII Feira de Ciências do Campus Picuí.
No dia 20, a reunião abordou os informes gerais apresentados pela reitora, Mary Roberta, e a ordem do dia, conduzida por pró-reitores e diretores-gerais. Os temas discutidos foram:
- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
- Indicadores institucionais de Extensão e Cultura;
- Indicadores institucionais de Pesquisa e Inovação;
- Apresentação do sistema dashboard de gestão acadêmica.
No dia 21, as reuniões começaram pela manhã e se estenderam até as 17h, com um breve intervalo para o almoço. Entre os temas tratados, destacaram-se:
- Execução Orçamentária 2025;
- Grupo de Trabalho sobre a metodologia de distribuição do orçamento para 2026;
- Apresentação dos processos de licitação dos enxovais dos restaurantes e ginásios;
- Estruturação dos campi para atendimento de manutenção;
- Proposta de Seminário de Planejamento Institucional 2026;
- Programação de obras e licitações em andamento;
- Fechamento do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV).
Segundo o diretor-geral do Campus Picuí, José Hermano Cavalcanti Filho, anfitrião do evento, o encontro foi bastante produtivo. “O encontro foi realizado numa semana intensa de atividades, na qual tivemos a inauguração do primeiro equipamento do complexo esportivo — a nossa Arena Society — e conseguimos reunir todos os diretores, pró-reitores e a nossa reitora, Mary Roberta. É um momento em que Picuí ganha destaque dentro da nossa instituição, e podemos mostrar um pouco do trabalho desenvolvido aqui, especialmente pelos nossos estudantes durante a Feira de Ciências. É um momento de muita alegria”, destacou.
O diretor-geral do Campus Sousa, Chico Nogueira (Chicão), ressaltou a importância de realizar reuniões do CODIR em diferentes campi do IFPB. “Isso traz um ganho para o Instituto, porque podemos visitar outros campi, conhecer seus funcionamentos, ver como os companheiros estão e fortalecer a solidariedade entre nós. É muito bom para a Rede Federal e para o IFPB. Além disso, foi muito importante passar dois dias aqui discutindo temas relevantes, como o orçamento de 2026 e a forma de sua distribuição, pensando o futuro do IFPB a partir dos cursos e turmas. Foram dois dias de muito trabalho e produtividade, e voltamos para casa felizes por ver que nossa rede está viva, produtiva e crescendo.”
A pró-reitora de Administração e Finanças, Cleidenédia Morais, também avaliou positivamente o encontro. “Todos os pontos pautados tiveram ampla participação dos gestores. Conseguimos realizar um trabalho pautado em critérios técnicos e, a partir dessa proposta de divisão orçamentária para 2026, teremos outro momento de discussão para chegar à definição final. Também apresentamos a prestação de contas das licitações em aberto desde o início do ano e das que surgiram ao longo de 2024. Considero que estamos com cerca de 70% das ações planejadas em andamento e vamos seguir para concluir até dezembro”, pontuou.
Para a reitora do IFPB, Mary Roberta, a reunião foi bastante produtiva. “Reunimos pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais de campi e alguns diretores de administração. Discutimos temas relacionados à oferta de cursos no PDI, ao Plano de Oferta de Cursos e Vagas, e à matriz orçamentária de 2026, resultado do grupo de trabalho criado pelo colegiado. As discussões também abordaram o planejamento das licitações de obras, investimentos em laboratórios dos campi e da Reitoria, além de processos específicos de manutenção e o planejamento do Seminário Administrativo de Planejamento para 2026”, resumiu.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

