Projeto Alvorada é semifinalista do Prêmio Espírito Público 2025

PROJETO ALVORADA IFPB PREMIO ESPIRITO PUBLICO.png

Das 857 iniciativas inscritas no país, apenas 28 chegaram a essa etapa

O Projeto Alvorada, coordenado pela Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP), é semifinalista do Prêmio Espírito Público 2025, na categoria Segurança Pública. O Instituto Federal da Paraíba é uma das instituições que participam do Projeto Alvorada ofertando qualificação profissional para egressos do sistema prisional e seus familiares. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas (PNAPE) e está consolidada como estratégia do Plano Pena Justa.

Na 7ª edição do Prêmio Espírito Público, foram 857 iniciativas inscritas em todo o Brasil e apenas 28 chegaram à semifinal. O Prêmio é organizado pelo Instituto República.org, organização filantrópica dedicada a produzir conhecimentos através de dados públicos e propor melhorias para a gestão de pessoas na administração pública.

No IFPB, o projeto é executado nos campi de João Pessoa e Campina Grande, com coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). São cerca de 30 estudantes em cada turma do curso presencial de Eletricista Residencial e Predial. Em todo o Brasil, o Projeto Alvorada envolve nove estados, funcionando também em Goiás, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nestes estados, é por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que os cursos acontecem.

O coordenador do Projeto Alvorada no IFPB, Franklin Garcia, informa que os estudantes estão agora na fase do Núcleo de Inclusão Produtiva e Social. “Na fase 3, temos componentes curriculares ligados à Economia Solidária bem como ao Cooperativismo e Associativismo e Processo de Incubação. Nesta fase, os alunos irão estagiar”, comemorou Franklin. Segundo ele, o projeto deve ter continuidade com novas turmas. 

O Prêmio Espírito Público já conectou mais de nove mil servidores às plataformas, recebendo 3.200 inscrições repletas de histórias de sucesso. Foram premiados mais de 180 servidores que lideraram iniciativas transformadoras. Após esta escolha por parte de um Júri, o Prêmio deve entrar na fase de Votação Popular. É possível participar acompanhando o perfil no Instagram.