Pesquisa revela trajetória e perspectivas dos egressos do IFPB
Estudo com mais de 2 mil ex-alunos mostra inserção no mercado, satisfação com a formação e interesse em manter o vínculo com a instituição.
Uma pesquisa realizada pelo IFPB em 2021 traçou o perfil de seus estudantes egressos. Ao todo, 2.115 ex-alunos responderam a um questionário que abordou aspectos como percepção da instituição, nível de satisfação e inserção no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte das ações da Política de Acompanhamento de Egressos, que visa alinhar a formação oferecida às demandas do mundo do trabalho, fortalecendo a ligação do IFPB com a sociedade e aprimorando a qualidade da educação ofertada.
A maioria dos participantes cursou o ensino técnico no IFPB. Entre os respondentes, mais de 60% estão inseridos no mercado de trabalho, principalmente com carteira assinada. Desses, 11% atuam em áreas diferentes da sua formação. O principal motivo apontado é a falta de oportunidades na área específica, embora muitos tenham destacado o desejo de, futuramente, migrar para funções relacionadas ao curso que concluíram.
Outro aspecto relevante é que a maioria dos egressos contou com benefícios da assistência estudantil, como auxílio transporte e alimentação, o que contribuiu para a permanência e conclusão dos estudos. Além disso, 54% dos ex-alunos participaram de projetos de pesquisa, extensão ou monitoria durante a formação, seja como bolsistas ou voluntários.
No que diz respeito à infraestrutura, às disciplinas e às atividades extracurriculares, o grau de satisfação foi elevado. O levantamento também revelou que grande parte dos egressos do ensino técnico seguiu para o ensino superior, sendo que cerca de 20% permaneceram no próprio IFPB, enquanto os demais optaram por outras instituições. Muitos conciliam estudo e trabalho e expressaram interesse em retornar ao Instituto para participar de congressos, seminários, cursos de curta duração e capacitações.
Segundo o professor Suelânio Viegas, responsável pela aplicação do questionário, a pesquisa é um passo importante para fortalecer o vínculo entre a instituição e seus ex-alunos:
“Entender o caminho trilhado pelos egressos não é só sobre colher dados, é também ouvir histórias, aprender com experiências e construir pontes entre o passado, o presente e o futuro da instituição. É entender o papel do IFPB não só como formador , mas como agente de transformação de carreiras e vidas”, destacou o professor Suelânio.
A Coordenadora de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis, Lamara Fábia Lucena, destaca que os resultados reforçam o papel social da instituição: "O acompanhamento dos egressos é fundamental. Focamos na avaliação da inserção no mundo do trabalho, nas vivencias e dificuldades profissionais enfrentadas e também procuramos incentivar a participação deles novamente na vida da instituição. É um trabalho sistêmico e contínuo", complementou.
