Participe do Concurso de Vídeo em 1 Minuto da CGU
Prazo de inscrição vai até 30 de setembro e é necessário ser maior de 18 anos
Em um minuto você consegue contar uma história e, quem sabe, mudar o planeta. A comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e a sociedade em geral, está convidada a participar do tradicional Concurso de Vídeo em 1 Minuto promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro neste link.
Nesta edição, o concurso inova quanto ao tema, que nos anos anteriores tinha o combate à corrupção como foco. Conforme a CGU, a proposta da 8ª edição é ampliar o olhar e seguir dialogando com temas atuais e relevantes para a sociedade. Em 2025, o eixo-central é a promoção da integridade pública, alinhado ao debate sobre questões climáticas.
Nacional e aberto a todas as unidades da federação, o 8º Concurso de Vídeo CGU - 1 Minuto pela Integridade objetiva incentivar a produção de curtas-metragens de todos os gêneros (ficção, clipe, publicidade ou documentário), com narrativas que promovam a conscientização sobre integridade pública com foco nas mudanças climáticas. A temática deste ano é “O clima está mudando! E você?”.
"Integridade é agir com honestidade e responsabilidade, mesmo quando ninguém está olhando, sem telespectadores, sem salva de palmas. Isso vale tanto para grandes decisões, como criar uma política pública, quanto para pequenas atitudes do dia a dia, como respeitar prazos, economizar recursos naturais ou tratar bem as pessoas", explica Bruno Cabral, auditor do IFPB.
Ele acrescenta que integridade não é algo que se conquista de uma vez só. "É uma construção diária, feita com reflexão, senso crítico e compromisso com o que é certo. Cada pessoa, com suas atitudes, ajuda a manter, além da nossa sociedade, o serviço público justo, confiável e voltado para o interesse coletivo", pontua.
Para quem está sem ideias, ele tem duas sugestões: uma de ficção e outra de não-ficção. No primeiro caso, o auditor do IFPB sugere que o foco da história seja um personagem fictício que escolhe agir corretamente, mesmo diante de pressões ou interesses contrários ao meio ambiente. No segundo caso, a proposta de Bruno Cabral é que seja narrado um fato real de mobilização cidadã ou de iniciativa pública ética voltada à preservação ambiental.
“Vivemos um momento em que o planeta cobra responsabilidade, e a sociedade clama por integridade. As mudanças climáticas já não são uma previsão distante. Elas estão aqui e seus efeitos se fazem sentir em eventos extremos, crises hídricas, desmatamento acelerado e ameaças à segurança alimentar. Então, qual é o nosso papel como cidadãos, e especialmente como jovens em formação, nesse contexto de urgência ambiental e ética pública?”, indaga Bruno Cabral
PREMIAÇÃO - Os melhores vídeos de 1 minuto vão receber um notebook e um certificado de participação emitido pela Controladoria-Geral da União. Cada participante poderá inscrever até dois vídeos, e serão premiados os autores dos três melhores vídeos, sem ordem de classificação, indicados pela Comissão Julgadora.
O edital completo do 8º Concurso de Vídeo - 1 Minuto pela Integridade pode ser conferido no link a seguir: https://www.gov.br/cgu/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas/concurso-de-video-1-minuto-contra-a-corrupcao/arquivos/Portaria_2725.pdf

