IFPB apresenta Observatório do Ensino na Reditec

Imagem principal

Ferramenta permite o monitoramento de indicadores estratégicos e será apresentada na Reditec 2025

A era em que os dados e indicadores referentes à educação no IFPB estavam dispersos, pouco acessíveis e com baixo nível de atualização deu lugar a um novo cenário. Com o Observatório do Ensino, foi disponibilizado para a comunidade uma ferramenta on-line que monitora indicadores estratégicos em tempo real, criada a partir de uma parceria entre a  Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), a mesma reune em um painel gerencial quatro indicadores estratégicos que apoiam a gestão educacional do Instituto:

  • Relação inscritos por vaga (RIV)

  • Relação aluno-professor (RAP)

  • Índice de eficiência acadêmica (IEA)

  • Percentuais da Lei nº 11.892/2008

A ferramenta está sendo apresentada na 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec) que acontece em Bonito - MS, nesta quinta-feira (04), como relato de experiência exitosa da Rede.

De acordo com o Diretor Geral de Tecnologia da Informação do IFPB, Fábio Albuquerque, o objetivo é usar dados de forma estratégica para subsidiar decisões na gestão acadêmica. “Havia uma defasagem nos relatórios oficiais, que chegavam somente no ano seguinte através da Plataforma Nilo Peçanha (PNP). Com o Observatório, disponibilizamos os dados atuais, permitindo ações corretivas e preventivas ainda no ciclo em curso, fortalecendo ações que potencializam a permanência e o êxito dos estudantes”.

Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, a ideia do observatório do ensino é subsidiar os gestores, pesquisadores e comunidade geral do IFPB com indicadores em tempo real para direcionar ações visando a permanência e êxito dos nossos estudantes.


A iniciativa já mostrou resultados concretos. Através do indicador Relação Inscrito/Vaga (RIV), foi possível identificar, durante o período de inscrições, quais ações de divulgação tiveram maior alcance em cada região geográfica.

Já o acompanhamento do Índice de Eficiência Acadêmica (IEA) revelou uma inversão preocupante após a pandemia, com índices de evasão superando os de conclusão em diversos cursos — um alerta importante para ações de combate à evasão.

Com a possibilidade de visualizar informações em mapas, séries históricas e relatórios dinâmicos, a PRE e os campi ganharam condições de identificar tendências, antecipar problemas e agir tempestivamente, em vez de depender apenas de análises retrospectivas da PNP.

O Observatório já foi apresentado em encontros de diretores de ensino e diretores gerais e está disponível para toda a comunidade do IFPB. O acesso pode ser feito com e-mail institucional do IFPB.

O objetivo agora é expandir o uso de painéis gerenciais para outras pró-reitorias, como já ocorreu com a Pró-reitoria de assuntos estudantis através do Observatório de Egressos, apresentado no mês passado na EXPOTEC/Simpif.

“Em breve, vamos democratizar o uso da ferramenta com recursos de inteligência artificial generativa (GenAI) para nossos gestores, oferecendo a funcionalidade de análise conversacional. Será possível, literalmente, conversar com os nossos dados”, concluiu o professor Fábio Albuquerque.

A plataforma pode ser acessada clicando aqui. É preciso ter e-mail institucional ou acadêmico do IFPB para acessar.

*DGCOM com informações da DGTI