IFPB participa das comemorações dos 76 anos de fundação da República Popular da China
O IFPB mantém relações de excelência técnico-científicas com instituições chinesas
A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Mary Roberta Marinho, a assessora para assuntos internacionais da Instituição, professora Mônica Montenegro, e o assessor especial para Inovação e Empreendedorismo da PRPIPG, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, representaram o IFPB na solenidade de comemoração do 76º aniversário de fundação da República Popular da China.
O referido evento, promovido pelo Consulado Geral da China, em Recife, reuniu, nessa terça-feira (23), além de autoridades, centenas de pessoas no Salão Cícero Dias, localizado no Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Personalidades das esferas empresarial, política e jurídica celebraram a relação diplomática do Brasil com o país asiático, assim como cônsules de outros países na capital.
As comemorações foram iniciadas com a execução do Hino da China, exaltando o espírito de resistência e união do povo chinês; a seguir foi executado o Hino Nacional Brasileiro.
Durante discurso ao público, a cônsul-geral da China no Recife, Lan Heping, definiu as duas nações como amigas confiáveis de futuro compartilhado e forças positivas para a promoção da paz. Segundo a autoridade chinesa: “As relações China-Brasil se encontram no melhor momento histórico. As duas partes aprofundam continuamente a articulação eficaz entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, expandem ativamente a cooperação prática em diversas áreas e mantêm uma boa cooperação em plataformas multilaterais como a ONU, o G20 e o mecanismo dos Brics”, declarou.
A Reitora do IFPB, professora Mary Roberta Marinho, participou de um momento solene com Lan Heping, enfatizando as relações de excelência técnico-cientificas mantidas entre o IFPB e instituições chinesas, a exemplo da assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) com o Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen (Shenzhen Institute of Information Technology - SZIIT), um dos mais reconhecidos da China. Também foi lembrado que o IFPB é tetracampeão mundial na Huawei ICT Competition, desde a edição 2019-2020.

