IFPB e UFPB fortalecem parceria para criação do Museu da Educação Profissional da Paraíba
Expectativa é que o Museu seja instalado no prédio da Casa Rosada, em Jaguaribe
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu, na tarde desta terça-feira (09) na Casa Rosada, em Jaguaribe, a visita da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Bernadina Freire, acompanhada do professor Alberto dos Santos Cabral, coordenador do Museu Casa Hermano José da UFPB. A visita foi articulada pela pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Josi Batista, junto com o diretor de Cultura, professor Erivan Júnior e do presidente da Comissão de Criação do Museu da Educação Profissional da Paraíba (MEP-PB), Jivago Correia Barbosa.
O encontro teve como objetivo dialogar sobre estratégias de apoio institucional e parcerias para a instalação do Museu da Educação Profissional, um espaço que será dedicado à preservação e valorização da memória da educação profissional no estado da Paraíba. A proposta prevê reunir documentos, equipamentos, objetos e relatos que compõem a história centenária da formação técnica e tecnológica no estado.
Durante a programação, a comitiva percorreu as dependências da Casa Rosada, visitou o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional do IFPB, e participou de reunião no gabinete da reitora, professora Mary Roberta, que apresentou as salas destinadas ao projeto expográfico do museu. A reitora destacou a relevância da iniciativa como patrimônio cultural e educacional, reforçando o apoio institucional à proposta.
Segundo a pró-reitora Josi Batista, o museu terá papel duplo: “O museu será um espaço de memória e também de inspiração para o futuro, pois conecta a tradição do ensino profissional às novas gerações”, afirmou.
Já a professora Bernadina Freire ressaltou a importância da integração entre IFPB e UFPB na preservação e difusão da história da educação profissional, destacando as experiências exitosas como a do Museu Casa Hermano José que atualmente promove ações de pesquisa, além da salvaguarda documental e difusão cultural na cidade.
Participaram ainda da agenda, a arquivista Anna Carla Queiroz do IFPB Campus João Pessoa, o professor de História, Luciano Candeia, o bibliotecário documentalista Mardônio Lacet (responsável pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional/IFPB), e o arquivista Canuto Júnior (responsável pelo arquivo da Reitoria do IFPB).
Com essa ação integrada, IFPB e UFPB reafirmam o compromisso em preservar a memória da educação profissional, fortalecer a pesquisa histórica e ampliar o acesso da sociedade a um patrimônio que é coletivo e fundamental para compreender a formação do trabalho e da cidadania na Paraíba.
A expectativa é após a ida para o prédio definitivo da nova Reitoria em 2026, a Casa Rosada abrigue o Museu da Educação Profissional e Tecnológica da Paraíba e que torne-se um espaço de visitação para população paraibana conhecer um pouco da história desse instituição que comemora 116 anos no próximo dia 23 de setembro.
*DGCOM com informações do Diretor de Cultura Erivan Júnior





