Homenagens, cultura e exposições marcam aniversário de 116 anos do IFPB
Governador João Azevedo recebeu a comenda Bráulio Pereira Lins
O aniversário de 116 anos do Instituto Federal da Paraíba foi comemorado na Reitoria na sexta-feira, 26 de setembro. No auditório da Casa Rosada Coriolano de Medeiros, muita cultura, homenagens e relatos do impacto da educação profissional marcaram a tarde festiva.
Apresentações de dança dos campi Santa Rita e Guarabira mostraram o envolvimento dos estudantes com a cultura popular do Norte e do Nordeste. Um desfile de moda com peças produzidas por estudantes do Campus Pedras de Fogo foi exibida aos presentes. A coleção foi inspirada na cultura dos vaqueiros nordestinos.
Na solenidade, a medalha Coriolano de Medeiros foi entregue a professora aposentada Verônica Lacerda Arnaud e ao técnico em audiovisual Mércyo Matias Costa (in memorian). A reitora Mary Roberta e o pró-reitor de Ensino Neilor César entregaram a comenda para Verônica em agradecimento aos 46 anos em que esteve ligada à instituição. Ela foi estudante da Escola Técnica antes de ingressar como docente. A reitora lembrou que ambas são da área de Mecânica e que Verônica foi uma inspiração para ela pela competência exercida em uma área antes tradicionalmente tida como masculina.
A medalha direcionada à Mercyo foi entregue por parte da equipe de Comunicação ao seu companheiro Márcio, servidor do IFPB que hoje está trabalhando no Ministério da Cultura. A contribuição de Mercyo no catálogo de vídeos dos cursos do IFPB foi lembrada pela reitora e um vídeo em sua memória foi exibido no telão.
O governador João Azevedo Lins recebeu a comenda Bráulio Pereira Lins que leva o nome de seu irmão, ex-diretor da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba. A homenagem é pela sua contribuição para a educação pública no estado.
Em sua fala, o governador rememorou de modo bastante pessoal a sua experiência desde os tempos em que foi aluno da ETFPB, quando ingressou em 1966. Ele lembrou que ainda entrou nos tempos de ginásio, fez o curso técnico e até participava de bandas musicais. Depois, João fez concurso para professor da Escola Técnica e participou do momento de implantação dos computadores. João Azevedo fez questão de lembrar do exemplo de seu irmão Bráulio como gestor, que percorria todos os ambientes do prédio antes ir para o gabinete despachar, observando cada detalhe e já direcionando a sua solução, até mesmo nos fins de semana. “As parcerias estão abertas, esta relação de respeito sempre manteremos. O que for possível fazer pelo ensino técnico faremos”, declarou o governador.
Durante a cerimônia, também aconteceu a posse do Núcleo de Integridade e Governança do IFPB e o lançamento do Portal de Egressos. O diretor de Cultura do IFPB, Erivan Tomé Junior, leu um poema sobre o tempo que faz parte de uma coletânea lançada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
A reitora Mary Roberta elencou algumas das conquistas mais recentes do IFPB como a primeira oferta de curso por meio do Pronera, as parcerias com prefeituras e entidades como o Hospital de Trauma e o crescimento da atuação da Editora IFPB. Ela ainda apontou para realizações futuras como a instalação do Museu da Educação Profissional da Paraíba no prédio Coriolano de Medeiros quando a reitoria passar a funcionar no bairro de Mangabeira.
Na área externa do auditório, foi feita uma exposição de banners com pesquisas realizadas no Campus Cabedelo Centro acerca do período do regime militar. Estandes também trouxeram projetos de robótica do Campus Catolé do Rocha e de astronáutica do IFPB Esperança. As autoridades também visitaram o Memorial da Educação Profissional onde foi apresentado um boletim da época em que o governador João Azevedo estava na instituição.
O aniversário foi encerrado com um parabéns, bolo, coffee break e um show descontraído da banda regida pelo professor Gil Aquino com o egresso Fabio Rossi. O evento pode ser conferido na íntegra no canal da TV IFPB no YouTube.


