Encontro termina com apresentação das ceguinhas de Campina Grande

20250926_094834.jpg

Cerca de cinquenta professores de arte de todos os Institutos Federais do Brasil participaram do evento no Campus Campina Grande

O IX Encontro de Professores de arte dos Institutos Federais-Enpaif teve seu auge na última sexta-feira, 26, no encerramento com a homenagem as Ceguinhas de Campina Grande. Elas são um grupo de cantoras e compositoras formadas por três irmãs cegas Indaiá (Francisca Conceição Barbosa), Maroca(Maria das Neves Barbosa,falecida em 2017 e Poroca (Regina Barbosa), todas naturais de Campina Grande.

“Isso é um reconhecimento , uma coisa maravilhosa pra gente. Se Deus permitir pretendemos continuar levando a nossa música para o mundo” ressaltou Indaiá, a irmã mais velha do trio de emboladas que cantam acompanhadas pelo instrumento musical ganzá. No repertório das ceguinhas também teve cantigas e cocos.

A plateia se encantou com as apresentações e relatos das irmãs que cantaram emboladas para os docentes. O professor de artes do Campus Catolé do Rocha, Sinésio Bina, revela que sai do evento muito feliz pelos conhecimentos e trocas de experiencias adquiridas nos cinco dias de Enpaif.“Esse momento foi maravilhoso, de muito aprendizado e de uma diversidade de apresentações artístico-culturais muito grande. Um encontro com professores de arte não poderia ser diferente. Esse fechamento com as ceguinhas foi pra coroar o Enpaif”, revela Bina.

E para comemorar os dez anos do Enpaif em 2026, o evento volta ao local de sua primeira edição, o Instituto Federal de São Paulo-IFSP. Em 2027, a previsão é que o evento retorne ao nordeste novamente, e desta vez, o anfitrião será o Instituto Federal do Piauí- IFPI.

"Eu fiquei muito feliz e emocionado coma apresentação das ceguinhas de Campina. Elas ali cantando foi o primeiro momento que fiquei sem ação. Para mim todos os dias foram pra sustentar e culminar neste último dia" comenta o responsável por trazer o encontro para Campina Grande  , o professor de artes do IFPB , Alan Monteiro. O professor avaliou o momento como um prelúdio para a  Licenciatura em Teatro no Campus Campina Grande.  

Tags :Notícia.