Consuper aprova criação de dois novos cursos no Campus Zona Sul

CONSUPER IFPB.jpeg

Processo do RSC de técnicos e reposicionamento dos docentes também foi debatido

O Conselho Superior do IFPB (Consuper) se reuniu, de modo virtual, nesta quinta-feira, 25 de setembro, em sua 62ª Reunião Ordinária. A reunião pode ser conferida na íntegra no vídeo disponível na TV IFPB no Youtube, nesse link. 

Um processo amplamente discutido foi sobre a proposta de criação do PPC do Curso de Especialização em Saúde da Família do Campus Avançado Mangabeira Zona Sul, que teve como relatora Jordânia de Lucena Cordeiro Accyole. A criação do curso foi aprovada. 

Muitos conselheiros destacaram a necessidade de criar cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para o campus Mangabeira. A diretora geral Cecília Danielle Bezerra destacou que há dois PPCs para a criação dos cursos integrados no campus da Zona Sul da capital, o que deve ser desenvolvido de forma mais organizada após a construção de sua sede, que já faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ainda sobre o Campus Avançado João Pessoa Zona Sul, foi discutida a criação da  Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador. A reitora Mary Roberta ressaltou que as especializações técnicas têm sido uma demanda do Ministério do Trabalho e Emprego e que atendem a pessoas que já têm formação, mas necessitam de uma atualização em suas áreas de atuação. O PPC foi aprovado. 

Na reunião do Consuper, foi analisado um requerimento do conselheiro David Lobão sobre a proposta de Resolução acerca do reposicionamento dos docentes EBTT do IFPB após aceleração de promoção. O processo teve como relator Pedro Luis Araújo. Em seu parecer, Pedro sugeriu que seja encaminhada a minuta da resolução para a Procuradoria Jurídica se manifestar, e em havendo entendimento contrário que os interessados ajuizem uma ação coletiva e, por fim, que o Consuper formalize uma consulta junto ao Conif e ao Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público a respeito da questão já que há decisões judiciais contrárias ao entendimento da Advocacia Geral da União. 

A advogada do Sintef-PB, Carmem Mayer, também participou como convidada da reunião para explanar sobre o tema. Após discussão do Conselho, foi decidido que vai ser marcada uma reunião especificamente para tratar esse assunto. 

Na reunião, também foi analisada a questão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) dos Técnico-Administrativos (TAEs). Foi decidido que quatro  membros do Consuper vão integrar a comissão criada pela Diretoria de Gestão de Pessoas a respeito do RSC dos TAES. 

O processo acerca do Projeto de Extensão “Educação para os Direitos Humanos e Cidadania da população Idosa da Comunidade Calon - Sousa/PB” também foi analisado. O relator foi Manoel Pereira de Macedo Neto e o projeto já está sendo desenvolvido no campus Sousa, tendo sido, portanto, uma convalidação do Conselho, pois sua aprovação já tinha ocorrido Ad Referendum.

Também ocorreu durante a reunião a aprovação da Resolução para designação da Coordenação Institucional do PIBID 2024 que teve como relatora Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa.