Professor de Catolé do Rocha é aprovado em intercâmbio internacional

MARLON DELGADO PROF IFPB bio.jpeg

Marlon vai para a Colômbia ser docente colaborador e vivenciar trocas pedagógicas

O professor Marlon Delgado Melo, da área de Ciências Biológicas, do campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba, foi selecionado para um intercâmbio internacional. Mais de 60 docentes se inscreveram no edital da AFS para o Programa Educadores com Causa. Marlon foi selecionado para a Colômbia e outro professor para a Argentina, ambos têm docentes suplentes.

Os dois países fazem parte da Aliança Latino-Americana de Educação Intercultural. A AFS é uma instituição não-governamental que desde o pós-guerra fomenta esses intercâmbios aproximando os países e estimulando as trocas culturais. Durante a seleção, Marlon preencheu longos formulários com várias perguntas sobre práticas docentes, pedagógicas, inovações e pretensões para o futuro, além de ter realizado entrevistas. 

O espanhol é a segunda língua estrangeira que Marlon aprendeu durante o Doutorado que finalizou recentemente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Marlon é egresso da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, tendo sido aluno do IFRN. Ele ingressou no IFPB em 2023, primeiro no Campus Princesa Isabel. 

Durante o intercâmbio, todas as despesas serão pagas pela AFS, inclusive a viagem internacional de ida e volta. Na Colômbia, Marlon vai ficar como professor colaborador na sua área e vivenciar momentos de imersão cultural. Ele fica hospedado com uma família colombiana e já se compromete também a receber docentes que participem de futuros intercâmbios da mesma natureza, com trocas de experiências educacionais. 

“O que eu acho que pesou positivamente para mim na entrevista foi um projeto educacional que desenvolvo desde quando era professor da rede estadual no Rio Grande do Norte, no Ensino Médio, que se chama ‘Café com ciência’, que traz conversas sobre a biologia envolvida no cotidiano, ao mesmo tempo que estimula a alimentação saudável”, comentou Marlon. 

Marlon pretende levar o Café com Ciência também para escolas municipais e estaduais de Catolé do Rocha. “O projeto transcende a biologia e perpassa por várias áreas. Abordamos um tema específico, a cada edição, que é escolhido pela turma, pode ser sono, gravidez na adolescência, saúde mental. Agora em setembro, vamos falar do Setembro Amarelo. É uma vivência fora da sala de aula, ao ar livre, de preferência, um banquete com alimentos saudáveis, coloco sempre novos alimentos que eles muitas vezes não conhecem, principalmente frutas”, explica Marlon.