Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB recebe visita de Coordenador da SETEC

20250804_143347.jpg

Pierry Teza conheceu projetos e ações desenvolvidas pela unidade e se encontrou com a reitora Mary Roberta

O Ecossistema de Inovação, através do Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB recebeu na manhã desta segunda-feira (04) a visita do Coordenador-Geral de Projetos e Supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da SETEC do Ministério da Educação, Pierry Teza.

O gestor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC foi recebido pelo Coordenador de Prospecção do Polo de Inovação, Salomão Medeiros, pelo Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pereira, Coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação, Michel Dias, que representou o Diretor do Polo, Erik Melo e pelo Professor Ademar Gonçalves Júnior que representou o Diretor-Geral da NEO IFPB Agência, Valdecir Moreno. A equipe do IFPB foi composta ainda pela Diretora de Extensão Tecnológica, Alexsandra Chaves e pelo Diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro, ambos da Proexc, pelo Diretor de Administração e Finanças do Polo, Eduardo Amorim e pelo Coordenador de Gestão de Projetos, Paulo de Tarso.

Durante a reunião foi apresentado o funcionamento do Ecossistema de Inovação, os projetos e as ações que estão sendo desenvolvidas, além das parcerias em projetos de P&D mantidas com instituições e empresas públicas e privadas e a atuação nos laboratórios de pesquisa e os produtos de inovação.

Professor Ademar Gonçalves fez um breve relato sobre a Agência de Inovação do IFPB, um ambiente que promove a troca de tecnologias e geração de negócios no país e no exterior. O gestor também deu detalhes do Projeto ETRELA-IKI conduzido pelo IFPB e pela Unicamp, em cooperação com o governo alemão, que visa formar recursos humanos na área de energias renováveis. O projeto prevê a instalação do centro especializado o (CeDDERS) que tem o apoio do Ministério de Minas e Energia e da SETEC.

Em seu relato o professor Michel Dias destacou o aproveitamento dos alunos do IFPB pelo mercado de trabalho.“Tem vários egressos que estavam fora, voltaram, se capacitaram com a gente e estão inseridos no mercado. Somos também uma unidade especializada da Embrappi em sistemas de manufaturas e voltados para a indústria 4.0, além de contarmos com um banco de especialistas” disse.

Os representantes da Proexc, Alexsandra Chaves e Alexsandro Ribeiro falaram, entre outras ações, do Programa de Educação Digital, que visa fomentar ações de extensão voltadas à promoção do letramento digital e à inclusão tecnológica nas área de atuação da instituição. Na ocasião foi apresentada uma ferramenta de monitoramento das ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que vai dar maior transparência e facilitar o acesso das informações de forma rápida e dinâmica. Confira neste link.

Ao final do encontro o Coordenador-Geral de Projetos e Supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da SETEC, Pierry Teza, fez uma visita às instalações do Ecossistema de Inovação do Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, bem como ao Laboratório ASSERT.

Na tarde desta segunda-feira Pierry Teza foi recebido pela reitora Mary Roberta em seu gabinete. Participaram do encontro o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, Lucrécia Petrucci da Diretoria de Articulação Pedagógica, Pró-Reitora da Proexc, Josy Batista e Anderson Bráulio da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização.

No encontro com a equipe Pierry apresentou dados de sua diretoria de atuação junto ao MEC. Ao final a reitora Mary Roberta fez sugestões para que a Rede Federal tenha um aprimoramento no seu trabalho, além da expansão da própria Rede mas também da integração dos Institutos Federais baseada em projetos.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM / Fotos: colaboração de Jerusa Farias.