IFPB e Instituto Superior Politécnico de Guiné-Bissau firmam Protocolo de Intenções
Objetivo é fortalecer a internacionalização das atividades acadêmicas
O Instituto Federal da Paraíba e o Instituto Superior Politécnico São João Bosco de Guiné-Bissau assinaram um protocolo de manifestação de interesse que promete fortalecer a internacionalização das atividades acadêmicas e a troca de conhecimentos entre as duas instituições.
O Diretor-Geral do Instituto Politécnico, Cipriano Correia Landim, acompanhado de Mário Comba, Relações Internacionais de Guiné-Bissau, visitaram a reitoria do IFPB nesta segunda-feira (25). As duas instituições já haviam mantido contato em 2021 visando a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O Guiné-Bissau é um país da África cuja economia está baseada na agricultura, pesca e recursos minerais. De acordo com o Diretor do Instituto Politécnico,Cipriano Landim, a instituição privada existe há 20 anos e oferece Cursos Superiores de Administração, Contabilidade, Turismo, Ciência da Educação e Educadores de Infância, além do Curso Técnico em Administração. ”Precisamos do apoio do IFPB para formação de nossos estudantes com outras possibilidades de cursos técnicos e superiores”.
O Pró-Reitor de Ensino, Neilor César e a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, conversaram com os representantes de Guiné-Bissau, sobre as possibilidades de ofertas de cursos nas áreas de Informática, Agricultura, Petróleo e Gás e Pesca através das unidades de Sousa, Campina Grande e Cabedelo. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josy Batista, falou das potencialidades do projeto de Hortas Pedagógicas como espaço para divulgar métodos alternativos e inovadores de cultivo e promoção de uma alimentação saudável.
Ficou acertado que o IFPB vai estudar a viabilidade de ofertar vagas remanescentes no processo seletivo do PSCT subsequente e em cursos de Graduação, através do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) para discentes de Guiné-Bissau, de cursos FIC e de capacitação com mulheres em Hortas Pedagógicas. Em novembro a delegação do pais africano retorna ao IFPB para assinar o termo de cooperação, quando será apresentado o Plano de Trabalho da PRE e da Proexc.
A reitora Mary Roberta que não pôde comparecer a recepção de Guiné-Bissau, fez a assinatura do protocolo de manifestação de interesse de convênio entre as duas instituições e externou sua satisfação em “celebrar a parceria como um passo importante para a expansão da educação daquele país".
Ao final os representantes do IFPB foram presenteados pela delegação de Guiné-Bissau com um “Pano de pente”, um tecido tradicional naquele país que é usado em cerimônias especiais para expressar sentimentos.
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM





