Delegação de Camarões visita IFPB para alinhar implantação de cursos no país africano
Serão ofertados cursos de nível superior com apoio dos campi Sousa e Campina Grande
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu, nesta semana, uma delegação da República dos Camarões em visita técnica e de prospecção. O objetivo foi discutir a implementação de cursos de nível superior no recém-criado Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela (Itab), localizado no país africano. Em abril, as instituições assinaram um protocolo de intenções voltado à cooperação educacional.
Resultado de articulações da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), coordenada pela professora Mônica Montenegro, a parceria representa um avanço na estratégia de internacionalização do IFPB. A previsão é que, a partir de outubro deste ano, o Itab passe a oferecer cursos nas áreas de Agroindústria, Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente e Informática, com apoio técnico dos campi Sousa e Campina Grande.
A reitora Mary Roberta Meira Marinho recebeu a comitiva nos campi de João Pessoa, no dia 27, e Campina Grande, no dia 29 de agosto. Também participou dos encontros o professor Paulo de Tarso Costa Henriques, ex-pró-reitor do IFPB, responsável por intermediar as tratativas iniciais da parceria.
A delegação camaronesa foi composta pelo diretor-geral do Instituto de Binguela, Ngomou Gilbert; pelo diretor de Relações Internacionais, Nkodo Etienne Yann Yves; e pelo representante de Camarões na Paraíba, Are Antoine.
“Com essa visita, pudemos esclarecer algumas questões, pois o nosso interesse comum é fortalecer a educação profissional tecnológica em nível superior em Camarões, por meio da parceria entre o IFPB e o Itab”, afirmou a reitora Mary Roberta. Ela acrescentou que a iniciativa é estratégica para a internacionalização do modelo educacional do IFPB. “Como próximos passos, receberemos professores camaroneses para conhecerem nosso sistema educacional e também enviaremos um servidor brasileiro para acompanhar presencialmente a implantação dos cursos”, declarou.
O diretor-geral do Itab classificou a visita como produtiva. “O Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela foi recentemente criado, marcando o início das atividades da instituição. Ao chegarmos ao Brasil, nosso objetivo era aproveitar a ampla experiência do IFPB, como referência para a estruturação e o desenvolvimento do nosso projeto educacional”, disse Ngomou Gilbert. Ele também agradeceu ao IFPB, ao Ministério da Educação e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio institucional.
Agenda incluiu encontros de alinhamento pedagógico e legal
Durante a programação, foram realizados encontros de alinhamento pedagógico e legal, com foco na estruturação dos projetos dos cursos que serão ofertados em Binguela. Além dos aspectos curriculares, foram discutidos temas como infraestrutura mínima, acessibilidade, recursos humanos e formação continuada. A delegação conheceu o catálogo de cursos técnicos superiores do IFPB e a legislação correspondente, o que contribuiu para o entendimento das diretrizes educacionais brasileiras.
Na sexta-feira, os representantes de Camarões foram ao Campus Campina Grande, onde visitaram laboratórios, salas de aula, restaurante estudantil, ginásio esportivo e biblioteca. A comitiva foi recebida pela reitora Mary Roberta e pela diretora-geral do campus, Ana Cristina Dantas, além de outros gestores e servidores.
“Para o IFPB, essa parceria representa uma experiência muito enriquecedora, promovendo um intercâmbio que estimula a troca de saberes e culturas. Nós já temos alguns alunos africanos no campus, e vemos o quanto eles nos ensinam e que
é uma troca mútua”, afirmou Ana Cristina.
Ela completou: “Queremos que a internacionalização seja percebida de uma maneira muito natural, em que a língua não seja uma barreira, mas um instrumento que faz com que possamos nos conectar com várias pessoas ao redor do mundo”. Ao fim da visita, a delegação se encontrou com a estudante africana Sandra Oluchi Ohanyere, da Nigéria, que está em intercâmbio no IFPB. O encontro, não previsto na agenda, foi citado como exemplo da força da internacionalização.
Saiba mais — Em Campina Grande, a comitiva foi recebida pela reitora Mary Roberta e pela diretora-geral do campus, Ana Cristina Dantas, além do pró-reitor de Ensino, Neilor César; da diretora-geral de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci; do diretor de Administração e Finanças do Campus Campina Grande, Albino Nunes; do diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro; da pedagoga Rosicleia Araújo Monteiro; e da técnica administrativa Elaine Pereira de Brito, entre outros.
Imagens: Ascom - Campus Campina Grande



