Cooperação entre instituto educacional de Camarões e IFPB é consolidada

equie ifpb-camarões.jpg

País africano implantará modelo educacional de cursos superiores de tecnologia até 2026 . No total, cinco cursos serão implantados

Um passo importante foi dado ontem (06/08) pelo Instituto Federal da Paraíba- IFPB para fortalecer ainda mais sua consolidação no âmbito da internacionalização. Trata-se da continuidade de uma parceria de cooperação técnica firmada em abril de 2025 entre o IFPB e o Institut des Technologies Agricoles de Binguela de Camarões- ITAB para implantação de cursos superiores de tecnologia neste país da região ocidental da África Central . O objetivo deste segundo encontro foi para os gestores de ambos os países alinharem as ações, metas e prazos para execução das atividades que serão executadas até o ponta pé inicial da implantação efetiva dos cursos superiores de tecnologia em Camarões.

A reunião que ocorreu de forma híbrida, contou com a presença da Reitora Mary Roberta, com a assessora internacional Mônica Maria Montenegro, do pró-reitor de Ensino do IFPB, Neilor César, do ex-pró-reitor de Ensino do IFPB Paulo de Tarso, mediador do encontro, do representante de Camarões, Antoine Essala e a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Cunha. De forma remota, estavam os camaroneses Roland Ewodo Meka, responsável pela implantação dos cursos, o Diretor-Geral do ITAB, Ngomou Gilbert entre outras autoridades.

“Estamos hoje numa fase de concretização , então acredito muito no sucesso dessa parceria, pois começamos a trabalhar nesse projeto há quase cinco meses. Graças a Deus os objetivos foram cumpridos. O Brasil é um modelo do agro no mundo e queremos aprender muito com vocês”, ressalta, Antoine Essala.

Uma das ações já firmadas é a vinda à Paraíba de professores do ITAB onde permanecerão durante um período sendo capacitados para a implantação da educação profissional em Camarões. Inicialmente os cursos que os camaroneses pretendem colocar em funcionamento já em outubro do próximo ano são: Agroindústria, Agropecuária, Agroecologia, Meio ambiente e Informática. Haverá também a mobilidade intercambial de estudantes e de professores visitantes.

“Nós vamos auxiliar na implantação de cursos superiores de tecnologia no ITAB. A escolha do IFPB só mostra que nosso modelo educacional e expertise foi muito bem acolhido pelos camaroneses. A contrapartida deles é o compartilhamento na área de pesquisa e extensão que serão construídas nesse processo”, conclui a reitora Mary Roberta.

Tags :Notícia.