Campus Sousa celebra 70 anos de história e contribuição para a educação no Sertão

1 WhatsApp Image 2025-08-12 at 17.40.02.jpeg

Festividades reuniram a comunidade acadêmica e convidados

“Sou da cidade de Poço Dantas, resido na moradia estudantil do Campus Sousa e amo o Curso Técnico em Meio Ambiente, aqui somos uma família” diz a estudante Maria Clarice. Motivação também faz parte da vida do estudante do Curso de Medicina Veterinária, Igor Formiga. “Aqui tem uma estrutura muito boa, espero sair como um bom profissional atuando na área de grandes animais”. O professor Ednaldo Pereira Júnior do Curso de Agroecologia destaca a preocupação com a formação integral do aluno. “Além da questão acadêmica, damos ênfase a formação social e a conduta desse futuro profissional”. Ao celebrar seus 70 anos em 2025, o Campus Sousa reforça sua trajetória marcada pela transformação de vidas.

Sendo a única unidade agrícola do IFPB, o Diretor-Geral do Campus, Chico Nogueira (Chicão) diz que é motivo de orgulho trabalhar com a perspectiva da produção de alimentos e revela, ”O desafio é que essa produção seja de base agroecológica, de forma sustentável, focando também na produção de conhecimento para a agricultura familiar, cujo público historicamente ficou excluído do conhecimento e da tecnologia”. Nesse sentido o campus atua com o grupo de mulheres produtoras de hortaliças das Várzeas de Sousa e com a ONG Pisada do Sertão, levando energia solar para bombeamento de água e irrigação, numa parceria com o Campus Cajazeiras, entre outras ações.

Para comemorar os 70 anos da unidade, uma programação comemorativa foi organizada desde a última segunda-feira, que incluiu hasteamento de bandeiras, apresentações musicais e culturais, desafio de jogo de damas e um almoço oferecido para a comunidade acadêmica. Um dos pontos altos foi a entrega de certificados de reconhecimento para ex-diretores e colaboradores do campus, e o lançamento do livro de poemas “Memórias entre nós”. As atividades do campus também foram debatidas em emissoras de rádios locais. Na unidade de São Gonçalo teve adesivagem de veículos e distribuição de bottons.

O Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, representou a reitora Mary Roberta na visita ao campus. O gestor percorreu as instalações e conversou com estudantes e servidores. Ao final fez o plantio simbólico de dois Ipês, na Sede e em São Gonçalo, com a placa comemorativa dos 70 anos da unidade."Parabenizo todos que fazem o Campus, uma data festiva em que a gente percebe um movimento de transformação de vidas“. A Diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci, acompanhou o Pró-Reitor na visita. "Parabéns a todas as pessoas que, cotidiamente, contribuem com o desenvolvimento e fortalecimento desse campus que transforma vidas e muda realidades" disse.

Sobre o Campus

Fundada em 1955 como Colégio de Economia Doméstica Rural de Sousa, a instituição passou por diversas mudanças ao longo das décadas — tornando-se Escola Agrotécnica de Sousa em 1979 e, em 2008, integrando-se ao IFPB.

Confira neste link os detalhes dos cursos.

O complexo conta com duas unidades: a Sede e a fazenda-escola de São Gonçalo, dispondo ainda de um Hospital Veterinário que serve de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Medicina Veterinária. Na unidade atuam 91 professores, 87 técnico-administrativos e 60 colaboradores terceirizados que atendem a mais de 1.100 estudantes.

As comemorações dos 70 anos são mais do que um resgate da história: constituem também um momento de reafirmação do compromisso com a excelência acadêmica, a inclusão social e a transformação de vidas por meio da educação pública, gratuita e de qualidade. "O que faz a diferença numa instituição como a nossa são as pessoas comprometidas com a causa da educação" finalizou o Diretor-Geral.

Confira o álbum de fotos do Campus Sousa na página do Facebook oficial

*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM