Preamar apresenta experiências imersivas e interativas sobre o oceano na Expotec
Atividades acontecem até esta sexta-feira (25) no Centro de Convenções
Com uma proposta educativa e inovadora o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar) é um dos destaques da Expotec, a maior feira de tecnologia do Nordeste que termina nesta sexta-feira (25) em João Pessoa. O evento integra também o 6º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, reforçando o compromisso do Instituto Federal da Paraíba com a ciência aplicada, a inovação social e o cuidado com o meio ambiente.
Quem for ao Centro de Convenções vai poder participar de experiências interativas e reflexivas com foco na sensibilização para a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Logo na entrada o público é convidado a interagir com um painelescrevendo bilhetes e reflexões sobre as ameaças ambientais que afetam os oceanos. As mensagens serão armazenadas em uma cápsula submarina e lançadas no fundo do mar. No futuro as memórias coletivas serão resgatadas.
No stand do Preamar também é possível conferir a atuação de dois laboratórios de inovação do IFPB: o Lampião Maker e o LARA – Laboratório de Realidade Virtual e Aumentada, que se uniram para proporcionar vivências educativas capazes de alcançar diferentes públicos. Com o uso de óculos de realidade virtual, o LARA leva os visitantes a uma imersão nos ambientes marinhos, simulando um mergulho em ecossistemas costeiros. Já o Lampião Maker mostra o processo de prototipagem com impressoras 3D, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada na criação de soluções para monitoramento ambiental e na preservação da biodiversidade marinha. A professora Larissa Pereira, do Campus Pedras de Fogo do IFPB aprovou a experiência.
Os estudantes também são instigados a participar de um desafio de inovação, é o Hackathon “Oceano Digital”. Participam da maratona 22 equipes que até sexta-feira passam por várias etapas na busca de soluções inovadoras que estimulem a reconexão da sociedade com os ecossistemas costeiros. As equipes vencedoras receberão prêmio em dinheiro e terão acesso a um programa de pré-incubação no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.
Outra atividade apresentada pelo Preamar na Expotec é um banner com proposta de acessibilidade. Produzido com elementos táteis e texturizados, o material permite uma abordagem inclusiva e pedagógica sobre os ecossistemas marinhos, garantindo que pessoas com deficiência visual ou crianças em idade escolar também possam compreender, sentir e interagir com os conteúdos ambientais.
O Preamar também esteve presente na programação científica na abertura da Expotec com a contribuição de seus pesquisadores. Na Sala Tambaú o Coordenador do Programa, professorCláudio Dybas, proferiu a palestra “Ciência e tecnologia aplicadas ao gerenciamento costeiro integrado da Paraíba”, destacando os objetivos e as etapas do programa. Na sequência o professor Marcéu Adissi, abordou “A jornada do ensino profissional marítimo no IFPB e seu alcance social”. A palestra evidenciou a atuação da Marinha Mercante e o impacto transformador dos cursos da área marítima oferecidos pelo Campus Cabedelo Centro do Instituto Federal, especialmente para jovens de comunidades litorâneas.
A presença do Preamar na Expotec reafirma o protagonismo do IFPB em ações de pesquisa aplicada, extensão e inovação tecnológicas voltadas à sustentabilidade. “É essencial que os jovens, os educadores e a sociedade em geral compreendam que o oceano é parte do nosso futuro, e que cuidar dele é um compromisso de todos”, concluiu Cláudio Dybas.
Confira neste link a programação da Expotec 2025
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM







