IFPB realiza aula inaugural e certificação de cursos do Mulheres Mil em Sapé
Foi iniciado o Curso Manicure e Pedicure e certificado o curso Cuidador Infantil
O Campus em implantação de Sapé, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, realizou nesta quarta-feira (30), no município de Sapé, a solenidade de aula inaugural do curso de Manicure e Pedicure, bem como a certificação das alunas do curso de Cuidador Infantil, ambos ofertados pelo Programa Mulheres Mil.
A cerimônia contou com a presença de familiares, da reitora do IFPB, Mary Roberta, do prefeito de Sapé, Major Sidnei Paiva, além de autoridades locais e representantes da instituição.
O Programa Mulheres Mil foi criado com o objetivo de unir educação e trabalho, proporcionando à população feminina oportunidades de elevação da escolaridade, inclusão social e permanência no mundo do trabalho.
A aula inaugural do curso de Manicure e Pedicure foi proferida pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista Bezerra. Em sua fala, ela destacou a satisfação de iniciar uma nova turma e, simultaneamente, certificar outra, ressaltando a importância do programa na vida das participantes.
A oradora da turma do Curso Cuidador Infantil, Renata Izabel Martins, agradeceu ao IFPB pela oportunidade de formação. Ela destacou o aprendizado que teve durante a formação, sobretudo a alimentação, o comportamento, a saúde e o cuidado da criança como um todo.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, também esteve presente e enfatizou o caráter simbólico da solenidade, que marcou dois momentos significativos: o início e a conclusão de um curso. “Que este curso seja um marco na vida de vocês e traga oportunidades que possam transformar suas histórias”, afirmou.
O prefeito de Sapé, Major Sidnei Paiva, destacou a importância da parceria com o IFPB para tornar realidade o anúncio do campus na cidade, feito pelo Governo Federal. Ele agradeceu o empenho da reitora nesse processo. “O prefeito é o primeiro que sonha”, disse, referindo-se à conquista da nova unidade do IFPB em Sapé.
A reitora Mary Roberta reforçou que os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) podem servir como porta de entrada para outras formações na instituição, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos, superiores e pós-graduações. Segundo ela, esses cursos têm o propósito de motivar as mulheres a prosseguirem nos estudos e alcançarem níveis mais elevados de formação.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB



