IFPB dá continuidade às ações do ETRELA-IKI com treinamento em Energia Eólica
O projeto é uma iniciativa de cooperação internacional financiada pelo governo alemão com apoio do Ministério de Minas e Energia e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio do Centro de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS), deu início ao treinamento em Energia Eólica, promovido pela RENAC (Renewables Academy AG) da Alemanha, como parte da execução da Fase II do Projeto ETRELA-IKI - Energias Renováveis para a América Latina. O projeto é uma iniciativa de cooperação internacional financiada pelo governo alemão, por meio da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (SETEC/MEC).
Este é o segundo treinamento iniciado no âmbito do projeto ETRELA-IKI no IFPB. O curso está sendo ofertado em formato remoto, com conteúdos técnicos elaborados pela equipe da RENAC e participação de professores e técnicos da instituição. Em breve, a formação será complementada por atividades presenciais com o uso de kits didáticos de energia eólica, adquiridos por meio do projeto, permitindo experiências práticas para fins educacionais e de replicação.
Segundo os professores Ademar Gonçalves da Costa Junior e Franklin Martins Pamplona, coordenadores institucionais do projeto no IFPB, a nova etapa representa mais um passo concreto na implementação do ETRELA: “estamos transformando o projeto ETRELA em realidade, com impacto direto na formação técnica e na capacidade institucional do IFPB. Parabenizamos todas e todos os envolvidos nesse processo. Temos certeza de que essa experiência poderá servir de espelho para futuras iniciativas do MME e da SETEC/MEC”.
Formação estratégica para o presente e o futuro
Paralelamente ao curso de Energia Eólica, o IFPB também participa do treinamento “Economia Aplicada aos Projetos de Energias Renováveis”, também ofertado pela RENAC no contexto do ETRELA-IKI. O curso envolve docentes da instituição que estão sendo preparados para ofertar, futuramente, disciplinas e capacitações internas e externas a partir do conhecimento adquirido.
Essas ações articuladas visam não apenas fortalecer a atuação do IFPB no campo das energias renováveis, mas também impactar positivamente o território onde a instituição está inserida, especialmente a região Nordeste, que tem protagonizado importantes avanços na geração limpa e descentralizada de energia no Brasil.
A formação proporcionada pelo projeto ETRELA-IKI permitirá que os conteúdos sejam replicados por servidores e docentes junto aos estudantes e às comunidades, por meio de ações de extensão, atualização de disciplinas nos cursos técnicos e superiores e parcerias com atores públicos e privados.
Nos próximos meses, serão iniciados novos treinamentos nas áreas de Energia Solar Fotovoltaica e Eficiência Energética, ampliando o leque de competências técnicas dos profissionais do IFPB e fortalecendo a atuação do CeDDERS como referência nacional na formação voltada à transição energética.
O IFPB reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, a sustentabilidade e a inovação, contribuindo ativamente para a construção de um futuro energético mais justo, limpo e acessível.

