IFPB abre seleção para monitores externos do Projeto Hortas Pedagógicas

Seleção Hortas Pedagógicas.jpg

As inscrições vão até 08 de julho. Há oportunidades para as cidades de Lucena, Remígio e São José dos Cordeiros

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), publicou Edital para seleção de monitores externos voluntários para o Projeto Hortas Pedagógicas. A iniciativa visa promover a segurança alimentar por meio da implantação de hortas pedagógicas formativas em comunidades rurais, com o apoio de agricultores locais.

Confira aqui o Edital nº 21/2025

As inscrições poderão ser feitas no período de 30 de junho a 08 de julho. Os interessados devem acessar o formulário disponível neste link, preencher as informações pessoais e encaminhar os documentos e certificados solicitados. Os resultados das etapas serão divulgados no site do IFPB, e os monitores contemplados terão a possibilidade de trabalhar em conjunto com agricultores(as) experientes, contribuindo para a geração de renda e soberania alimentar nas comunidades.

O Processo Seletivo Simplificado consta de duas etapas, a primeira é a inscrição e avaliação da documentação, e a segunda é uma entrevista. Serão selecionados três (3) profissionais interessados em desempenhar a função de supervisor do projeto Hortas Pedagógicas, e que sejam moradores dos municípios paraibanos de Lucena, Remígio e São José dos Cordeiros, que atuarão como multiplicadores das técnicas de cultivo orgânico integrado a criação de peixes.

O Projeto Hortas Pedagógicas, oriundo do TED da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA em parceria com o IFPB/PROEXC tem por objetivo promover a formação de agentes da assistência técnica e extensão rural (ATER) e agricultores familiares por meio da implantação e utilização de hortas pedagógicas para o cultivo de leguminosas, vegetais, plantas medicinais, e PANCs nos municípios paraibanos de Lucena, Remígio e São José dos Cordeiros.

O projeto reforça o compromisso do IFPB com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no combate à fome (ODS 2) e na promoção da agricultura sustentável (ODS 15). O resultado final do Processo Seletivo será conhecido no dia 17 de julho.