IFPB abre 6º Simpif com mais de 400 trabalhos e recorde de inscritos
Evento acontece em parceria com a Expotec
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) deu início, nesta terça-feira (23), ao 6º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Simpif), evento que acontece até o dia 25 de julho em parceria com a Expotec, a maior feira de tecnologia do Nordeste. A abertura marcou o início de uma intensa programação que reúne pesquisadores, estudantes e professores dos 21 campi do IFPB, celebrando o avanço da ciência, da inovação e da produção acadêmica no Estado.
Com mais de mil inscritos apenas no Simpif, o evento promete movimentar a cena científica com mais de 400 trabalhos acadêmicos, além de palestras, oficinas e minicursos voltados para diferentes áreas do conhecimento. A expectativa da organização é de ultrapassar 2 mil inscrições ao longo dos três dias, com participação ativa do público que visita a Expotec.
Para o estudante Kauã Pereira, do Campus Princesa Isabel, o Simpif é uma oportunidade única. “Participei de duas edições anteriores, mas este ano o evento está ainda mais grandioso. As atividades são voltadas para nós, estudantes, e ajudam muito no nosso currículo”, afirmou. Raiane Mikele, do Campus Patos, também destaca a importância do evento: “São muitas apresentações, palestras incríveis. É muito bom participar. O meu projeto busca aproximar meninas do universo da ciência.” Já Evelyn Medeiros celebrou a chance de compartilhar sua pesquisa sobre a presença feminina nas áreas científicas: “É gratificante mostrar o que fazemos e inspirar outras meninas.”
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, ressaltou a relevância da parceria entre o IFPB e o Governo do Estado para unir o Simpif à Expotec. “É uma oportunidade de apresentar, do Sertão ao Litoral, os projetos desenvolvidos nas instituições públicas, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão para toda a população”, destacou.
A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira, enfatizou que o evento é uma vitrine da atuação do Instituto. “O público pode esperar muita tecnologia e inovação. Este é o momento de mostrar o que o IFPB vem fazendo para contribuir com a sustentabilidade e o desenvolvimento científico. É também uma ocasião para fortalecer parcerias com o Governo do Estado, Fapesq e Anid”, disse.
No turno da tarde terá início o Lidera IFPB, evento voltado à formação e capacitação de estudantes, servidores e membros da comunidade externa que atuam ou têm interesse no campo do empreendedorismo inovador.
A programação completa está disponível no site do evento. Clique aqui para acessar. A entrada é gratuita e aberta ao público. Acompanhe a cobertura nas redes sociais do IFPB e do Simpif.




