Encerramento do 6º Simpif é marcado pela premiação dos melhores trabalhos

Evento trouxe reflexões sobre ciência e sustentabilidade. Parceria com a Expotec será ampliada

Chegou ao fim nesta sexta-feira (25), o Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB – Simpif, evento que consolidou sua importância como espaço estratégico para a construção do conhecimento científico e tecnológico no Instituto Federal da Paraíba. A 6ª edição do Simpif teve como tema “Mar de Ideias: Ciência, Inovação e Sustentabilidade para um planeta em transformação”, conectando a produção acadêmica do IFPB com os grandes desafios globais da atualidade.

O evento teve esse ano o maior número de submissões de trabalhos da sua história, superando as edições anteriores. Foram apresentados cerca de 500 trabalhos nas áreas de ciências exatas, humanas, sociais e tecnológicas, protagonizados por estudantes e professores de todos os campi do Instituto.

A parceria estratégica do Simpif com a Expotec, a maior feira de tecnologia do Nordeste, potencializou a visibilidade dos trabalhos e aproximou ainda mais a pesquisa e a inovação desenvolvidas no IFPB de empresas, Startups, instituições e da sociedade civil, fortalecendo pontes entre a academia e o setor produtivo. “Foi uma participação extremamente importante do IFPB com trabalhos em diversas áreas, e devido ao grande sucesso que foi esse ano, vamos caminhar juntos nas próximas edições da Expotec” disse o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado.

O encerramento no Centro de Convenções de João Pessoa foi marcado por um clima de celebração, intercâmbio e reconhecimento do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica envolvida na construção do Simpif. A Diretora de Pesquisa, Deyse Morgana, destacou o aumento de produções da Pós-Graduação e da Iniciação Científica e Tecnológica, e da participação do Projeto Rede Paraibana de Meninas e Mulheres Cientistas no Simpif.

“O balanço é bastante positivo, tivemos a presença em massa de nossos estudantes e servidores apresentando suas pesquisas em várias áreas e um récorde de submissões de trabalhos e de credenciamento” disse a Pró-Reitora da PRPIPG, Silvana Costa.

A reitora Mary Roberta enalteceu a integração com a Expotec que deu maior visibilidade ao IFPB. “Educação, ciência e tecnologia juntos, isso é o que leva ao desenvolvimento e ao cumprimento de nossa missão institucional. Agradeço aos campi que incentivaram a comunidade acadêmica a participarem, e aos terceirizados que estiveram envolvidos conosco. Estão de parabéns todos os envolvidos nessa logística”. 

Na sequência foram entregues as premiações aos melhores trabalhos apresentados no Simpif. Confira neste link a relação.

O IFPB também foi destaque na Expotec através do Laboratório de Realidade Virtual e Aumentada do Campus João Pessoa. A equipe Virto-o conquistou o primeiro lugar no desafio de inovação, o Hackathon “Oceano Digital”. O grupo formado pelos estudantes Samuel Filho, Ricardo França e Ricardo Luiz desenvolveu uma solução baseada na realidade virtual. ”Nosso trabalho consiste na criação de plataformas virtuais em 360 graus que conectam educação ambiental, ecoturismo e economia sustentável, com isso democratizamos o turismo e oferecemos educação ambiental ao mesmo tempo” explicou um dos integrantes. A equipe vencedora recebeu uma premiação em dinheiro e vai ter acesso a um programa de pré-incubação no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.

Confira nesse link a galeria de fotos da solenidade de encerramento do Simpif.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM