Realizada 47ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior do IFPB
Confira os processos discutidos e aprovados
O Conselho Superior do IFPB realizou nesta terça-feira (17) a 47ª reunião extraordinária e deu continuidade a apreciação de processos que promovem o andamento das ações administrativas do Instituto.
Dentre os destaques estavam a apreciação da renovação da autorização da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia - FACTO, como fundação de apoio ao IFPB. A relatoria foi da Pró-Reitora Silvana Luciene Cunha (PRIPIPG), sendo representada pela Pró-Reitora Josi Batista (PROEXC) que defendeu a aprovação do processo. Na ocasião foram apresentados os projetos apoiados pela fundação como o “Envelhecer nos Territórios” e “Alvorada”, bem como um projeto do Polo de Inovação junto à indústria moveleira, cuja execução ainda não foi iniciada.
Após os esclarecimentos e debates entre os membros sobre a contratação da Facto e seu desempenho e, após apresentação do relatório parcial de suas atividades junto a execução desses projetos, o Conselho aprovou a renovação da autorização. De acordo com a legislação, essa renovação deve acontecer anualmente.
O projeto de extensão “Envelhecer nos Territórios” também foi apreciado nesta sessão e foi aprovado pelos membros. Trata-se de uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, visando a formação de agentes de direitos humanos da pessoa idosa para identificação de violação de direitos e fortalecimento de arranjos institucionais em diversos municípios atendidos pelo programa. O relator do processo Felipe Targino apresentou os objetivos, a capacidade técnica e operacional, a metodologia, a viabilidade financeira e o impacto social, recomendando sua aprovação, que foi acolhida pelos membros do conselho.
Ainda no âmbito da extensão foi apresentado e aprovado o projeto de Extensão denominado: Sabores da Reforma Agrária: Fortalecendo a agricultura familiar e a autonomia da mulher agricultora. Trata-se de um projeto que está em andamento no Campus Sousa e tem ofertado qualificação técnica, para a inovação em processos produtivos e inclusão econômica. A relatoria foi do conselheiro Paulo Tavares.
Outras deliberações do colegiado
Outros importantes processos também foram discutidos e aprovados durante a 47ª reunião do Consuper a exemplo da homologação do resultado final de consulta para escolha dos membros do CONSUPER, do COPAF e do CEPE. O relator Pedro Luis Araújo Silva apresentou o relatório do processo de consulta e observando a plena regularidade do pleito com os princípios da transparência, legalidade, publicidade e outros pilares dos procedimentos democráticos administrativos.
Foi aprovado também o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna para o ano de 2025 - PAINT 2025, relatado pelo conselheiro Sabiniano Araújo que mostrou a observância na conformidade com as exigências legais e normativas do documento. A decisão contribui para a continuidade dos trabalhos da Auditoria Interna do IFPB.
Por fim, uma outra novidade foi a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, no âmbito do IFPB - Campus Sousa. O processo, relatado pelo conselheiro José Gilberto Sobreira tramitou em diversas instâncias e teve recomendações e propostas integralmente atendidas, culminando com a sua aprovação.
A reunião foi trasmitida ao vivo e está disponível no canal do Youtube da TVIFPB. Clique aqui para acessar.

