Quando a vontade de aprender vira conquista

Marcia e Andrea - mulheres mil.png

Confira a trajetória de duas estudantes do Mulheres Mil aprovadas no curso técnico

No IFPB, elas voltaram a estudar e não pararam mais. Andrea Barbosa e Márcia de Windson trabalham na orla da capital paraibana nos fins de semana. Andrea vende artesanato no mercado, itens de crochê, que ela mesma produz com o talento que herdou da mãe. Já Márcia ganha a vida vendendo água mineral nas areias da praia. 

Durante a semana, ambas são estudantes do curso de recepcionista do Programa Mulheres Mil no IFPB Campus João Pessoa. Elas dedicam as tardes para adquirir conhecimento e aprenderam que só através da educação podem mudar de vida. Assíduas à sala de aula e concentradas nos conteúdos transmitidos no curso, as alunas sabem da importância que tem cada ensinamento passado pelos professores. 

“Cada vez que eu aprendo mais, percebo que me desenvolvo e ajudo outras pessoas. O curso do Mulheres Mil está sendo uma experiência maravilhosa e eu consigo conciliar o estudo com o trabalho”, afirmou Andrea. “Há muitos anos, sonhei em estudar na antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, hoje IFPB. Enfim, realizei esse sonho depois de 35 anos, então entendi que sonho não tem prazo de validade”, declarou Márcia.

Voltar a estudar fez a diferença na vida de Andrea. Ela conta que após se casar não teve oportunidade de continuar os estudos. “Me casei muito nova, aos 18 anos e não pude mais estudar. Mas agora tenho esse desejo e agradeço muito a meu pai que foi quem me incentivou a fazer o curso”, desabafou Andrea.

Do Mulheres Mil ao curso técnico: a verticalização que deu certo

Foi dentro do IFPB que elas souberam da seleção para os Cursos Técnicos, no mês de abril. Não pensaram duas vezes e se inscreveram para o curso de Guia de Turismo. A surpresa veio com a aprovação na tarde desta terça-feira (05). “Foi um sentimento de muita alegria, pois sei que darei continuidade aos estudos num  excelente lugar de ensino, aprendizado e realizações”, comemorou Márcia. Para Andrea a emoção veio com uma pitada de esperança. Ver o sonho se tornando realidade despertou ainda mais a vontade e determinação para estudar e ter um futuro melhor: “O sentimento é de vitória. Essa aprovação foi a maior alegria da minha vida, estou muito orgulhosa, já havia tentado outras vezes e agora consegui”, disse Andrea.

A área escolhida não poderia ser diferente, diante da aproximação que ambas já têm com os turistas e pontos turísticos da cidade. Elas acreditam que essa afinidade irá crescer cada vez mais ao longo do curso. “Acho que o curso tem tudo a ver comigo. Já trabalho com o público e a oportunidade de mostrar minha cidade para os turistas me agrada muito”, apontou Andrea, que  já sonha com um novo emprego na área escolhida. “A expectativa é grande. Primeiro eu quero começar, aprender e depois arrumar um emprego de carteira assinada”, afirmou Andrea.

Márcia também divide esse mesmo sonho e está entusiasmada com a possibilidade de crescimento: “Quando vendo água na praia, tenho contato com pessoas de vários lugares e até mesmo de outros países. Então isso despertou em mim a vontade de aprender mais sobre meu estado, minha cidade, e também sei que João Pessoa cresce neste segmento. Turismo é uma área ampla para trabalhar. Então é bom se capacitar”, disse Márcia que também está estudando Libras e Espanhol. 

Para a Coordenadora Adjunta do Programa Mulheres Mil no Campus João Pessoa, Flora Alexandre Meira Costa, o sentimento é de dever cumprido. Os cursos de qualificação e de Formação Inicial e Continuada como o Mulheres Mil têm essa capacidade de incentivar os estudantes a seguirem avançando em seus percursos educacionais e profissionais, além de promover a  verticalização da educação: “É uma alegria imensa acompanhar o protagonismo dessas mulheres e ver que, através da educação, elas estão construindo novos caminhos para suas vidas. Esse resultado representa um avanço coletivo, que reafirma o compromisso do IFPB em ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade”, concluiu. 



Tags :Notícia.