IFPB integra evento sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Paraíba

Professor Ademar Júnior

O evento reuniu instituições de ensino, pesquisa, setor produtivo e representantes do poder público estadual e nacional

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participou ativamente do 1º Encontro do Espaço Permanente de Diálogo sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Desenvolvimento da Paraíba, realizado em 5 de junho de 2025, no Auditório Rosa Tânia, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento reuniu instituições de ensino, pesquisa, setor produtivo e representantes do poder público estadual e nacional, com o objetivo de fomentar uma agenda integrada e colaborativa para o fortalecimento da CT&I no estado.

Representando a Reitora do IFPB, Profa. Mary Roberta Meira Marinho, o professor Ademar Gonçalves da Costa Junior, Diretor Executivo da Editora IFPB e representante do Ecossistema de Inovação do IFPB, composto pela Agência NEO de Inovação, Parque Tecnológico Sinergia, Polo de Inovação, CeDDERS e demais núcleos estratégicos de inovação do Instituto, participou da mesa de abertura do evento, ao lado de importantes lideranças institucionais.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da UFCG, Prof. Camilo Farias, anfitrião do evento, representantes das reitoras da UFPB e UEPB, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Prof. Rangel Junior, Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Profa. Francilene Procópio, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Prof. Cláudio Furtado, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES-PB) e pelo Prof. Daniel Almeida Filho, da Secretaria de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante sua fala, Prof. Ademar reforçou o compromisso do IFPB com o avanço da CT&I como pilar estruturante do

desenvolvimento sustentável e da justiça social na Paraíba. “O IFPB acredita que ciência e inovação precisam estar no centro da construção de um projeto coletivo de futuro para o estado. Para isso, o diálogo permanente entre instituições públicas, setor produtivo e a sociedade civil é essencial. Estamos juntos, contribuindo com o que temos de melhor: nossa capacidade formadora, nossos projetos e nossa disposição para cooperar em rede.”

Além da participação na abertura institucional, o IFPB também esteve presente na programação temática do evento. O professor Filipe Lucena Medeiros de Andrade, do campus Patos e membro do Ecossistema de Inovação do IFPB, atuou como mediador da mesa-redonda "A ciência como ferramenta de transformação socioambiental no semiárido nordestino", que reuniu pesquisadores e gestores públicos para debater os desafios e potencialidades da região à luz da pesquisa científica e da inovação tecnológica.

Para o professor Filipe Lucena, que mediou a mesa, "o debate evidenciou que transformar o semiárido exige

ações integradas, que valorizem os saberes tradicionais e articulem os diversos atores do ecossistema de inovação. A ciência tem papel estratégico na geração de soluções a partir das potencialidades locais, como as energias renováveis e a inovação social, conectando conhecimento acadêmico e práticas populares em prol do desenvolvimento sustentável”, destacou.

O encontro resultará na elaboração de uma Carta de Compromisso pela CT&I como Eixo Estratégico para o Futuro da Paraíba, documento que será avaliado pelas reitorias das instituições de ensino superior e de pesquisa do estado, em articulação com a FAPESQ e a SECTIES-PB, com o objetivo de subsidiar a construção de um Plano Estratégico Estadual de CT&I, alinhado às diretrizes das políticas públicas nacionais.

A participação do IFPB reforça sua posição como ator estratégico no cenário da inovação paraibana e reafirma seu compromisso com a construção de soluções que dialoguem com os desafios sociais, econômicos e ambientais do nosso tempo.

Com informações dos professores Ademar Gonçalves da Costa Junior e Filipe Lucena Medeiros de Andrade

 fotos: Mateus de Medeiros (SECTIES-PB)