IFPB é homenageado por contribuir com a valorização da engenharia
Reconhecimento da APEAG integrou o evento “Mulheres Transformando o Futuro”
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi homenageado nesta quarta-feira (18) por sua contribuição à engenharia. O reconhecimento foi feito pela Associação Paraibana de Engenheiras, Agrônomas e Geocientistas (APEAG) e integrou a programação do seminário “Mulheres Transformando o Futuro”.
Realizada no auditório do Campus Guarabira, no Brejo Paraibano, a cerimônia contou com a presença da reitora Mary Roberta Meira Marinho, da diretora-geral do campus Kyara Nóbrega Fabião, do ex-deputado federal Raniery Paulino, do secretário-chefe do Governo do Estado, Roberto Paulino, e da presidente da APEAG, Carmen Eleonôra Cavalcanti, entre outras personalidades.
Antes das homenagens, houve a realização de uma mesa-redonda com o tema “Gestão da Sociedade Moderna na Equidade”. Em seguida, o Instituto Federal da Paraíba recebeu o “Certificado de Amigo da APEAG.”
A reitora Mary Roberta falou sobre os cursos ofertados no Campus Guarabira e lembrou que o Instituto desenvolve ações de fomento à participação de meninas e mulheres na área das ciências e da engenharia, com o objetivo de ampliar as oportunidades para as mulheres. Na oportunidade, a dirigente destacou a importância do seminário, que é um evento que reconhece e valoriza mulheres que ajudam a construir o Brasil.
"É uma imensa honra para o IFPB estar recebendo esse evento, o seminário 'Mulheres transformando o futuro', onde o IFPB tem como protagonismo hoje na sua gestão uma mulher", afirmou a diretora-geral do Campus Guarabira. Kyara Nóbrega ressaltou a importância do debate sobre uma temática tão essencial para a sociedade e para região.
Além do IFPB, também foram homenageadas a Universidade Estadual da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Federal da Paraíba. Personalidades como a ex-prefeita de Guarabira Fátima Paulino, responsável pela implantação do maior programa habitacional da cidade, e o secretário estadual de Administração, Tibério Limeira, também foram laureados.
Assembleia sedia sessão sobre Dia da Mulher Engenheira
Na terça-feira (17) em João Pessoa, a programação do seminário “Mulheres Transformando o Futuro” contou com uma sessão solene realizada de forma conjunta pela Câmara Municipal de João Pessoa e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Alusiva ao Dia Internacional da Mulher Engenheira, a solenidade prestou homenagem a personalidades e organizações que se destacaram por suas contribuições significativas para o avanço da engenharia, tanto na Paraíba quanto em nível nacional. Também houve uma homenagem póstuma a quatro mulheres precursoras na engenharia: Carmen de Velasco Portinho, Edwiges Maria Becker Hom'meil, Enedina Alves Marques e Maria de Fátima Aquery Vidal.
A reitora do IFPB foi uma das agraciadas com a menção honrosa concedida pela APEAG, por estar entre as primeiras engenheiras que assumiram papel de liderança. Graduada em Engenharia Mecânica, mestra em Engenharia de Produção e doutora em Engenharia de Processos, Mary Roberta Meira Marinho foi a primeira mulher eleita reitora do Instituto Federal da Paraíba, em 2022, em mais de cem anos da instituição.
Entre outras mulheres engenheiras homenageadas também estavam, Emília Correia Lima, Carmen Eleonôra Cavalcanti, Almeria Carniato, Poliana Siqueira Krüger, Marussa Boldrin, Cândida Regis, Gláucia Suzana Batista Pereira, Juliana Mayer e Simone Cristina Coelho Guimarães, primeira mulher a ocupar a Direção Técnica da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan).
SAIBA MAIS - O seminário “Mulheres Transformando o Futuro” é uma iniciativa da Associação Paraibana de Engenheiros, Agrônomas e Geocientistas, em parceria com outras instituições, a exemplo da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas; Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes, Ciências e Vitorianas; MÚTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).
O evento teve como foco temas como equidade de gênero, políticas públicas, enfrentamento à violência contra a mulher e valorização da atuação feminina nas engenharias. A iniciativa celebra o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado em 23 de junho. A data foi instituída em 2014 pela Women’s Engineering Society (WES), entidade do Reino Unido, com o objetivo de valorizar e inspirar mulheres na engenharia, ciência e liderança.



