Encontro de Inovação e Empreendedorismo tem participação de gestores do IFPB
Encontro foi organizado pela Setec/MEC, que anunciou investimentos na área
Representantes do IFPB estiveram presentes no III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT) nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2025, no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), junto a autoridades, professores, técnicos, estudantes e pesquisadores de todo o país. O encontro foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com a participação dos ecossistemas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, das escolas técnicas vinculadas as universidades e aos estados.
Na abertura, o secretário da SETEC, Marcelo Bregagnoli, anunciou o investimento de R$ 4 milhões para a seleção de projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As propostas de projeto são para os eixos relacionados a IGs: diagnóstico sobre o potencial de registro; estruturação de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); promoção e fortalecimento de negócios de instituições representativas, por meio de incubação; internacionalização de IGs nacionais; e turismo. O edital da seleção foi publicado na terça-feira, dia 10 de junho, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
“O objetivo do MEC é estabelecer um ecossistema no qual as redes se completem e as expertises possam ser potencializadas”, afirmou o secretário Marcelo Bregagnoli na abertura, destacando a importância do encontro como um momento de análise, reflexão e interlocução para a educação profissional e tecnológica (EPT).
Esta terceira edição do encontro procurou apresentar e discutir os desafios, as metodologias e as práticas inovadoras voltadas ao empreendedorismo, à inovação, à tecnologia e à sustentabilidade no ensino técnico e profissional, numa conexão entre teoria e prática, por meio de debates, oficinas, palestras, mesas-redondas e apresentações de projetos que evidenciaram práticas inovadoras, iniciativas sustentáveis e ações voltadas à educação empreendedora, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de futuros profissionais e empreendedores, além do fortalecimento do ecossistema de inovação na educação profissional e tecnológica no Brasil.
Foram mais de 60 atividades realizadas que abordaram temas como Inteligência Artificial, sustentabilidade, Economia Solidária, finanças, desenvolvimento de produtos, negócios, startups, tecnologias emergentes, agricultura, além de outros – sempre com a educação e o intercâmbio de experiências como pano de fundo. Com todas as regiões do país representadas, foram mais de 800 participantes, entre estudantes, profissionais da educação, representantes do MEC, gestores do governo federal e secretários de Educação, Ciência e Tecnologia. Professores e estudantes dos cursos de Tecnologia em Eventos e Técnico em Eventos trabalharam na organização, numa parceria com a Área de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Campus Brasília do IFB.
A representação da Paraíba foi muito expressiva contando com Ecossistema de Inovação do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Erick Melo, Diretor do Polo de Inovação, e pesquisadores: Ruan Gomes, Alexandre D’Andrea, Filipe Lucena, Alysson Macário, Alysson Régis, Claúdio Dibas, Marcéu Adissi dentre outros. Representantes de outros órgaos da Paraíba também se fizeram presentes como, Maria Soraya Pereira, Diretora da Escola Técnica de Sáude da UFPB e presidente do Conselho Nacional de Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF) e Valdeir Silva, Cíntia Aguiar e Mayanna, e outros representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). Na oportunidades eles participaram do III Encontro de Gestores Estaduais de EPT (Educação Profissional e Tecnológica) que reúne lideranças educacionais de todo o país para discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas à EPT, com foco na integração ao Ensino Médio e na consolidação do modelo de escola em tempo integral. que aconteceu integrado III InovEPT 2025.
*Parque Sinergia com edição da DGCOM.

