Restaurante Estudantil no Campus Cabedelo é inaugurado
Espaço fortalece permanência dos alunos no IFPB
A manhã desta sexta-feira, (30), foi de festa no IFPB Campus Cabedelo. A comunidade acadêmica se reuniu para celebrar a inauguração do novo Restaurante Estudantil, um espaço amplo, moderno e acolhedor que promete fazer a diferença na rotina dos estudantes.
Com 743 m² de área construída e capacidade para servir até 1.600 refeições por dia, o restaurante é mais que um equipamento novo: é um marco na política de permanência e êxito estudantil da instituição.
A solenidade foi marcada pela presença de gestores, servidores, estudantes e representantes da comunidade local. A Reitora Mary Roberta presidiu a solenidade ao lado da Diretora Geral, Turla Alquete e dos pró-reitores (Neilor César, Ensino; Silvana Cunha, Pesquisa e Cleide Oliveira, Finanças) e da Diretora de Ensino do Campus Ana Lígia Sales. Também se fez presente o assessor do deputado federal Luis Couto, Antônio Jacome. O clima foi de alegria e celebração. O novo espaço era uma reivindicação antiga dos alunos e foi viabilizado com recursos de emendas parlamentares destinadas pela bancada federal paraibana, totalizando um investimento de R$ 1.778.548,68.
A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, em seu discurso reforçou o compromisso da instituição com a inclusão e a qualidade de vida dos alunos: “O IFPB tem um papel fundamental de transformação social, e a política de alimentação escolar é uma estratégia decisiva para garantir permanência e êxito.” Ela também anunciou outra obra para o campus que será a construção de um ginásio poliesportivo, além da usina fotovoltaica e a substituição de coberturas no campus.
Nutrição, permanência e acolhimento
Voltado especialmente para atender estudantes em situação de vulnerabilidade social, o restaurante vem oferecendo refeições gratuitas para os contemplados pela assistência estudantil e refeições a preço acessível para quem não é beneficiário. Segundo a diretora-geral do campus, Turla Alquete, o novo espaço representa um “momento histórico” para o IFPB: “É um passo concreto na história de transformação social que o campus oferece para os estudantes”, disse Turla. A diretora enfatizou também os excelentes números conquistados pelo Campus como avaliações de curso com nota máxima, índice de eficiência acadêmica e crescimento no número de estudantes matriculados, posicionando o campus como o terceiro colocado no IFPB.
Os estudantes estavam em clima de satisfação com o novo equipamento. Mateus Trajano, representante do grêmio estudantil, ressaltou o impacto direto da alimentação na jornada acadêmica: “A permanência dos estudantes não se garante sem que haja uma alimentação digna e nutritiva. O restaurante é uma grande conquista”, afirmou. Douglas, João Clébson e Davi, estudantes do 2º ano do curso técnico em Recursos Pesqueiros, aprovaram a novidade. Eles elogiaram a estrutura climatizada, o ambiente acolhedor e a qualidade das refeições.Tainá, do 1º ano do mesmo curso, lembrou que a conquista é fruto da mobilização estudantil com apoio da gestão: “É resultado de muita luta”. Bianca, também do 1º ano, comemorou: “Vai facilitar e melhorar muito a vida do estudante.”
Estrutura moderna a serviço do bem-estar
O Restaurante Estudantil do Campus Cabedelo conta com cozinha industrial, salão climatizado, câmara frigorífica e de gás, área de serviço, vestiários masculinos e femininos, e acompanhamento nutricional. O espaço oferece refeições de café da manhã, almoço e jantar, atendendo a estudantes dos três turnos.
Homenagem e cultura marcam o momento
O restaurante leva o nome do professor Henrique César da Silva (in memoriam), reconhecido por sua dedicação à educação pública de qualidade, tendo sido Professor e Diretor Administrativo, membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) dentre outras funções. Durante a inauguração, sua viúva e filhos foram homenageados, num momento de emoção e reconhecimento. Sua passagem pela instituição e seu legado foram lembrados pelos colegas.
O evento também foi marcado por uma programação cultural que valorizou a identidade local. A quadrilha junina Expresso do Litoral animou o público, enquanto o artesanato das Ondinas de Cabedelo e obras do artista Clóvis Júnior deram um toque de arte e tradição à cerimônia.







