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Impactos da Rede Federal na sociedade são discutidos na Câmara dos Deputados
Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Deputados Federais, além de representantes dos três segmentos da educação profissional, científica e tecnológica, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (06), em Brasília, em uma audiência pública, para discutir “Os impactos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na Sociedade Brasileira”.
O evento, que aconteceu no anexo II, do Plenário 10, da Câmara dos Deputados, foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, juntamente com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
A Reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho, presente ao evento, manifestou a sua visão sobre a importância da audiência pública. Segundo a dirigente educacional, uma das questões de maior repercussão do evento foi a ênfase na importância de se estreitar, cada vez mais, os laços institucionais entre os parlamentares brasileiros e os dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Na concepção de quem já detém uma vasta experiência administrativa e pedagógica, na gestão das referidas instituições, “o estreitamento dessa relação contribui para que se tenha uma educação profissional e tecnológica da melhor qualidade no país, através do aporte de recursos e de outras ações logísticas que possam contribuir para aumentar o impacto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na sociedade brasileira”.
A Reitora do IFPB destacou, ainda, a participação dos representantes das entidades estudantis, União brasileira dos Estudantes (UBES) e FENET - Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico, no referido evento.
As lideranças estudantis defenderam questões específicas, a exemplo do aporte de recursos orçamentário para alimentação, transporte, além de apoio logístico para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como o aumento de vagas para promover ações no campo da inclusão social, uma das principais missões dos institutos federais. “Os estudantes consideraram os institutos federais uma das políticas educacionais mais eficientes do Brasil, para tornar a nossa sociedade soberana” ressaltou a Reitora do IFPB.
Destaque-se, ainda, a proatividade educacional da deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) autora da propositura da referida audiência pública. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi criada pela Lei 11.892/08, sendo formada, atualmente, por 685 unidades, sendo estas vinculadas a 38 Institutos Federais, a 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.
A reitora Mary Roberta destacou, ainda, a participação da Comissão Nacional dos Engenheiros e Arquitetos das Instituições Federais de Ensino (Conaf), na referida audiência pública. A Conaf está reivindicando a equiparação salarial e a valorização profissional desses trabalhadores, que desempenham funções essenciais na infraestrutura das universidades e institutos federais, lembrou a Reitora, esclarecendo que a principal reivindicação é a equiparação salarial com profissionais da mesma área que atuam em outros órgãos federais, buscando garantir condições justas de trabalho e remuneração condizente com a relevância da profissão,explicou.
Participaram da audiência: o Secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli; o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza, o presidente do CONIF, Ana Paula Giraux. E mais: representante da UBES, Hugo do Carmo Silva; e João Victor Machado, Coordenador Geral da FENET.