IFPB promove “I Ciclo de Formação em Incubação Solidária: Vivências em Debate”
Evento em Campina Grande reúne outras instituições nordestinas até sexta-feira
O “I Ciclo de Formação em Incubação Solidária: Vivências em Debate” começou suas atividades nesta quinta-feira, no Campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba, reunindo uma centena de participantes, entre estudantes, servidores, pesquisadores e parceiros sociais externos. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) por meio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (Incutes).
A abertura oficial contou com as presenças da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Josi Batista, da diretora geral do Campus Campina, Ana Cristina Alves, do diretor de Administração, Albino Nunes, da coordenadora do Fórum Estadual de Economia Solidária na zona do agreste, Rita de Cássia, e da coordenadora do IFSol Campina, Gilmar Chitarra. A primeira atividade foi uma mesa redonda com o tema “Economia Solidária em Debate: Papel dos Institutos Federais no Desenvolvimento Territorial”.
A mesa redonda teve mediação da coordenadora da Incutes-IFPB, Ana Paula de Souza Almeida, professora do campus Campina. Os debatedores foram a assistente social Josi Batista e os docentes José Neto de Melo, da Incubes/UFPB, e Severino José (Xangai) da UFCG. Todos construíram suas trajetórias acadêmicas nesta área da economia solidária e incubadoras.
“O I ciclo de formação de incubação solidária se constitui em uma importante iniciativa da INCUTES para o fortalecimento da política de economia popular e solidária junto aos empreendimentos coletivos dos territórios de abrangência dos nossos campi. É o fortalecimento de uma economia pautada nos princípios da autogestão, da participação democrática, da solidariedade, da distribuição da riqueza produzida coletivamente, do respeito ao ser humano, à natureza, ao trabalho e à cultura. Contribuindo para o desenvolvimento local e regional”, destacou a pró-reitora Josi.
O primeiro dia também é marcado pela roda de diálogo sobre “Experiências e Vivências em Economia Solidária” com os Núcleos de Economia Solidária do IFPB, Nucaes/Guarabira, IFSOL/Campina Grande e a experiência do curso Manuel Querino, com mediação da professora Wiliane Rolim.
As atividades prosseguem até esta sexta-feira envolvendo apresentações culturais, rodas de diálogo e uma Feira onde toda a comunidade poderá adquirir produtos diretamente das incubadoras ou outras iniciativas de economia solidária.
Na sexta, o evento deve trazer vivências e experiências das Incubadoras do IFRN e UFPB com mediação do professor Alysson André Régis e uma apresentação do Banco do Nordeste sobre o PRODETUR e Projeto de Economia Circular e Solidária. Grupos de Trabalhos e debates gerais encerram o evento com mediação da professora Tatiana Lousano.



